Kuanto Kusta e Doutor Finanças lançam comparador de crédito à habitação
O KuantoKusta lançou esta semana uma nova ferramenta de comparação de Créditos à Habitação no seu website, em parceria com o Doutor Finanças. Este comparador permite avaliar propostas de diferentes instituições de crédito, com a opção, para os utilizadores, de receber acompanhamento mais detalhado e personalizado por parte do especialista em finanças pessoais.
O novo Comparador de Crédito à Habitação “pretende ser um aliado para os consumidores que procuram uma nova casa ou pretendem a transferência do crédito actual para obter melhores condições de financiamento. A ferramenta permite analisar diferentes cenários de crédito, podendo o utilizador recorrer ao acompanhamento personalizado do Doutor Finanças para encontrar a proposta financeira mais vantajosa e que permita uma maior poupança”.
A nova vertente do comparador surge num período exigente de subida dos juros do crédito à habitação e possibilita uma avaliação das várias componentes das propostas de crédito.
"Com os juros a subir, os portugueses querem perceber se encontram melhores condições de crédito. Muitas pessoas só olham para o spread, mas é importante que percebam que a TAEG e o MTIC são dois indicadores fundamentais para avaliar o custo efectivo de um crédito", explica Paulo Pimenta, CEO do comparador de preços KuantoKusta. Que adianta: "Comparar preços de televisores, frigoríficos ou mesmo de ração de cão e perfumes é algo que, de uma forma geral, é fácil para o consumidor que se habituou a utilizar a plataforma do KuantoKusta. No entanto, quando falamos em créditos, nomeadamente, crédito à habitação, o tema não é de domínio comum nem de acesso fácil à informação...”
Um crédito habitação de 200 mil euros, indexado à taxa Euribor a 12 meses (de fevereiro), com um prazo de 30 anos e um spread de 1,5%, corresponde actualmente a uma prestação de 1.080 euros. Esta ferramenta vai permitir perceber quais as alternativas que existem, que neste caso pode passar pela redução do spread para 0,9%, por exemplo, o que implicaria uma descida da prestação de cerca de 75 euros.
"É este o poder do comparador: permitir que cada um de nós faça simulações e perceba quais as condições que pode conseguir. Isto numa altura em que os preços estão a subir em todas as frentes, pode ser fundamental para ajudar as famílias a tomarem melhores decisões financeiras", salienta Ângelo Valente, do Doutor Finanças.