JNcQUOI Comporta, Cabana e passadiços: o simples luxo da madeira
Este era um dos projectos que antes de ser... já era «o mais badalado» do jet set. Ou não fosse ele na Comporta e não tivesse como empreendedora Paula Amorim, considerada a mulher “mais poderosa” de Portugal. Pelo menos a mais endinheirada.
O novo Beach Club do Grupo Amorim Luxury, situado na deslumbrante Praia do Pego, na Comporta, faz juz a tanta «badalação», exibindo o luxo deslumbrante do que é simples. Sob a direcção do arquitecto Vincent Van Duysen, este projeto – que inclui, nesta primeira fase, a construção do Beach Club, do espaço Cabana, das infraestruturas de apoio e dos passadiços envolventes - personifica a máxima exigência, qualidade e detalhes, criando um marco arquitectónico que se integra de forma harmoniosa com a natureza circundante.
A Carmo Wood, empresa portuguesa líder em soluções de madeira tratada, desempenhou um papel de destaque na liderança da engenharia e construção da primeira fase do JNcQUOI Comporta.
"A missão da Amorim Luxury era clara: criar o Beach Club mais inigualável de Portugal e um dos melhores do mundo, totalmente integrado na beleza natural e ecossistema da Praia do Pego", refere João Figueiredo, COO e Administrador da Carmo Wood. "A experiência da Carmo Wood em cálculos de engenharia em madeira e sua capacidade de compreender a linguagem dos arquitectos e transformar visões em realidade foram cruciais. A nossa capacidade logística e flexibilidade operacional permitiram adquirir materiais de todo o mundo e, em tempo recorde, tornar possível a concretização deste sonho arquitectónico da Amorim Luxury, do qual todos nós nos orgulhamos."
Com evidente destaque no uso de materiais sustentáveis - madeira e colmo - o restaurante e Beach Club JNcQUOI Comporta teve um prazo de execução recorde de cinco meses, desafiando a equipa da Carmo Wood a superar todas as expectativas.
O restaurante e Beach Club JNcQUOI Comporta destaca-se pelo uso impressionante de madeira. Ao todo foram aplicados 150m3 de madeira maciça de pinho silvestre e 70m3 de madeira lamelada do mesmo tipo e ainda diversas estruturas de colmo. A fusão harmoniosa de materiais provenientes de diversos cantos do mundo, incluindo o pinho nacional e o pinho nórdico na estrutura, caixilharias inovadoras, canas da Grécia e Singapura, artesanato italiano, ventoinhas californianas e luminárias americanas, criou um mosaico cultural que personifica a grandiosidade do projecto.
Para além do restaurante, destaque para construção do Cabana, um restaurante de praia que, apesar do seu tamanho reduzido, promete elevar a experiência de alta gastronomia. A Carmo Wood foi ainda responsável pela construção das estruturas de apoio – casas de banho e enfermaria – bem como a execução de algum mobiliário de exterior, desenhado por Vincent Van Duysen.
A primeira fase deste projecto inclui ainda 700ml de passadiços de acesso à Praia do Pego que promovem a acessibilidade, mas garantem o profundo respeito pela natureza envolvente e delicado ecossistema das dunas. O design inteligente destas estruturas tem detalhes quase imperceptíveis como a escolha da cor para a pintura que foi meticulosamente ponderada para ter uma tonalidade que se funde harmoniosamente com o ambiente circundante. A estrutura de passadiços inclui diversas rampas que tornam a Praia do Pego acessível a pessoas com mobilidade reduzida.