CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Investimento estrangeiro representa 60% das transacções imobiliárias na Comporta e em Melides

4 de outubro de 2023

Nas regiões da Comporta e de Melides, relativamente às transacções efectuadas pela Engel & Völkers, é possível verificar que o investimento estrangeiro representa cerca de 60% do número total de transacções efetuadas pela agência na região. Lideram as transacções na Comporta e em Melides os alemães, suíços, britânicos e belgas. Os investidores norte-americanos também têm vindo a ganhar uma expressão cada vez maior no que toca ao investimento nesta região.

Na apresentação dos resultados do seu Market Report Portugal, um conjunto de relatórios de research, realizados em parceria com a ImoEconometrics, no que diz respeito ao preço das habitações, no ano passado foi registado um aumento de 67%. No entanto, quando comparado com os preços praticados em 2019, regista-se um aumento de 165%, sendo que no final de 2022 os valores médios de oferta rondavam os 6.500  euros/m2. Em Maio de 2023, Comporta e Melides registavam valores médios de oferta (asking price) a rondar os 8.000 euros/m2 e 11.000 euros/m2 respetivamente.

Em termos de tipologia de habitação, na região procuram-se sobretudo moradias com três quartos e valores médios na ordem dos 600 mil euros.

A respeito da oferta de produto residencial novo na freguesia da Comporta, esta situa-se actualmente nos 5% do total da oferta, sendo que as revendas representam 95% das transações efectuadas pela Engel & Völkers, não sendo expectável uma grande alteração neste sentido a curto prazo. Na freguesia de Melides a oferta de produto residencial (novo e usado) é ainda menor, não havendo atualmente novos fogos em oferta. No entanto, segundo o Diretor da E&V Comporta, a construção de novo produto residencial no Litoral Alentejano deverá registar algum aumento nos próximos 12 meses.

Relativamente ao mercado de arrendamento, a longo prazo, tem pouca expressão nas referidas regiões. No caso do arrendamento de curto prazo, representa atualmente 23% e 16% do parque habitacional, respetivamente, nas freguesias da Comporta e de Melides.