
Imagem Freepik
Investimento em activos de retalho na Europa cresce 16% e atinge 24,6 mil milhões de euros
O investimento em imobiliário de retalho na Europa totalizou 24,6 mil milhões de euros entre Janeiro e Setembro de 2025, mais 16% face ao mesmo período de 2024, segundo a Savills. O valor supera em 3% a média dos últimos cinco anos.
Em Portugal, o volume investido em espaços comerciais cresceu 128%, reflectindo um dos desempenhos mais fortes da Europa. Entre os mercados mais dinâmicos destacam-se também Bélgica (+241%), Países Baixos (+180%), Dinamarca (+135%) e Finlândia (+114%).
Os centros comerciais representaram 30% do investimento total, acima dos 26% de 2024, impulsionados por transacções de maior dimensão e maior confiança dos investidores.
A Savills antecipa que a recuperação económica e o aumento da procura por retail parks, lojas de rua e centros comerciais prime sustentam a descida gradual das yields e reforçam o interesse institucional no sector em 2026.
Para José Galvão, Head of Retail da Savills Portugal, "Os fundamentos que se verificam no mercado europeu, aplicam-se também a Portugal. A elevada procura de activos de retalho - especialmente em localizações prime - continuará a pressionar o valor das rendas e a compressão das yields prime. Este contexto irá atrair mais players para o mercado, sejam promotores, investidores ou ocupantes".












