Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolvem plataforma para prever e detectar incêndios florestais

Imagem gerada por IA - Freepik

Investigadores da Universidade de Coimbra desenvolvem plataforma para prever e detectar incêndios florestais

5 de novembro de 2025

Uma equipa do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a desenvolver uma plataforma inteligente para prevenção e detecção precoce de incêndios florestais, no âmbito do projeto europeu SenForFire, financiado pelo Programa Interreg Sudoe.
O projecto, que envolve Andorra, Espanha, França e Portugal, aposta em redes de sensores sem fios e de baixo custo para monitorizar parâmetros meteorológicos e ambientais relevantes — como temperatura, humidade e gases — em zonas de elevado risco de incêndio.


Alberto Cardoso, Jacinto Estima, Catarina Silva, Cidália Fonte e Filipe Araújo


Em Portugal, o caso-piloto decorre no Fundão, onde os sensores estão instalados e ligados a um sistema de análise de dados em tempo real. A informação recolhida é processada por modelos de inteligência artificial capazes de identificar sinais precursores de incêndio e emitir alertas antecipados.
Além dos dados ambientais, a plataforma integra informação geoespacial e topográfica, incluindo relevo, uso do solo e histórico de incêndios, o que aumenta a precisão das previsões.
Segundo Catarina Silva, coordenadora do projecto, o objectivo é fornecer ferramentas de apoio à decisão para bombeiros e autarquias, antes e durante o combate a incêndios. Os investigadores pretendem, numa fase posterior, disponibilizar soluções proactivas de gestão e prevenção, com maior detalhe e resolução espacial.

A equipa de investigadores da FCTUC inclui Alberto Cardoso, Bernardete Ribeiro, Catarina Silva, Cidália Fonte, Filipe Araújo e Jacinto Estima.