CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

INE lança plataforma online com Estatísticas censitárias 2021 do edificado em Portugal

23 de maio de 2023

No seu 88º aniversário, o INE lança uma plataforma online para visualização espacial de uma das variáveis estatísticas censitárias 2021 mais relevantes do edificado em Portugal: A Época de Construção do edifício, para um subconjunto de Lugares Censitários. Esta plataforma pretende complementar a oferta de soluções de visualização espacial que o INE - Instituto Nacional de Estatística tem vindo a disponibilizar para a representação territorial dos indicadores estatísticos dos Censos 2021, com estatísticas espaciais em geografias de natureza poligonal.

O edificado censitário de 2021 possui uma representação pontual e integra a Base Geográfica de Edifícios (BGE), que também inclui edifícios não residenciais. De acordo com o INE, a BGE é uma componente fundamental da Infraestrutura de Informação Geográfica de suporte ao processo de produção estatística, em particular, no actual contexto de transição do modelo censitário para um modelo mais eficiente com recurso a informação administrativa. Os mapas interativos de análise temporal representam espacialmente os edifícios censitários na última data de cada época de construção (1919, 1945, 1960, 1980, 1990, 2000, 2005, 2010, 2015, 2021). 

A Plataforma integra uma ferramenta adicional de visualização, Dashboard, que permite ao utilizador selecionar o Lugar Censitário e consultar o número total de edifícios clássicos por Época de Construção e a densidade de edifícios por km2 . É também possível visualizar e explorar interactivamente no mapa, o número de edifícios clássicos por subsecção estatística da Base Geográfica de Referenciação de Informação (BGRI) 2021. 

Nesta primeira fase é possível visualizar na plataforma os edifícios censitários de 2021 por Época de Construção para o Lugar Censitário de Lisboa, onde se localiza o edifício Sede do INE, e para os Lugares Censitários onde o INE possui as suas Delegações, Porto, Coimbra, Évora e Faro. Está também disponível a visualização do edificado censitário de 2021 do Lugar do Funchal e do Lugar de Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Horta, onde se localizam, respetivamente, a Direção Regional de Estatística da Madeira e o Serviço Regional de Estatística dos Açores.