Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Brain PowerHaierJPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
IFRRU 2030 e fundo búlgaro reforçam cooperação na reabilitação urbana e habitação acessível

 

IFRRU 2030 e fundo búlgaro reforçam cooperação na reabilitação urbana e habitação acessível

26 de outubro de 2026

O IFRRU 2030 e o Fund FLAG, da Bulgária, assinaram um protocolo de colaboração para partilhar conhecimentos e boas práticas no financiamento da reabilitação urbana, eficiência energética e habitação acessível.

O acordo reforça a cooperação iniciada em 2023, no âmbito da qual a experiência portuguesa contribuiu para o desenvolvimento de um instrumento financeiro búlgaro destinado a apoiar a transição energética dos municípios.

A parceria prevê a troca de experiências na gestão de fontes de financiamento, no desenvolvimento de soluções financeiras sustentáveis e na articulação com os municípios.


Isabel Barroso de Sousa e Iva Petkova


1.000 M€ para financiar reabilitação urbana e arrendamento acessível em Portugal

O protocolo foi assinado em Lisboa por Isabel Barroso de Sousa, presidente da Comissão Diretiva do IFRRU 2030, e Iva Petkova, representante do Fund FLAG, durante um encontro organizado no âmbito da iniciativa fi-compass, em parceria com a Comissão Europeia e o Banco Europeu de Investimento (BEI).

O IFRRU 2030, destinado a financiar a reabilitação urbana e a habitação para arrendamento a preços acessíveis e moderados, está a finalizar negociações para um financiamento inicial de cerca de 400 milhões de euros.

Com a participação da banca comercial e de investidores privados, o instrumento deverá mobilizar um investimento global de aproximadamente 1.000 milhões de euros, estando previsto que os fundos fiquem disponíveis no início de 2027.