Hotéis portugueses com forte procura no Natal e Ano Novo
Os dados da plataforma da Guestcentric, que agrega centenas de hotéis em Portugal, revelam que o aumento de interesse abrange alojamentos em todo o país.
De acordo com dados recolhidos até o início de Novembro, as pesquisas para estadias durante o período de Natal registaram um aumento substancial de 45% em comparação com o ano anterior. O preço médio dos alojamentos para o Natal aumentou 26% comparativamente ao verificado em 2022.
Quanto às estadias na véspera do Ano Novo, as pesquisas tiveram um aumento ainda mais significativo, disparando 56%. A aceleração na atividade de pesquisa foi especialmente visível em outubro. Os preços médios para estadias na véspera do Ano Novo estão atualmente 23% acima de 2022.
Pedro Colaço, CEO da Guestcentric, comentou estas previsões: "Os hotéis portugueses podem esperar uma época de Natal francamente positiva este ano, com procura muito elevada, tanto para o Natal como para o Ano Novo. Os nossos dados revelam um aumento substancial nas pesquisas e nas reservas por hotéis, refletindo o regresso definitivo na confiança dos viajantes. O desafio neste momento para os hotéis é como gerir o seu negócio de forma rentável, nestes tempos incertos, e gerir os picos súbitos na procura. Com estes dados, quisemos ajudar os hoteleiros portugueses, alertando-os para o negócio potencial e existente, no panorama mais genérico da hotelaria em Portugal."
"A indústria hoteleira demonstrou resiliência e capacidade de adaptação face aos enormes desafios dos últimos anos. Agora, mais do que nunca, os hotéis devem delinear verdadeiras estratégias que aproveitem a tecnologia disponível, para otimizar as suas operações e melhorar a experiência do cliente. Na Guestcentric, continuamos a apoiar os nossos parceiros hoteleiros com tecnologia e serviços, que os capacitam para aproveitar ao máximo estas oportunidades e assegurar um nível de serviço ímpar durante a época festiva", conclui Pedro Colaço.
Para as datas específicas do Natal e Fim de Ano, a Guestcentric recomenda aos hotéis focarem-se nos seus clientes diretos - passados e potenciais - enquanto segmento de mercado mais rentável para o hotel, e com menor custo de aquisição. Por outro lado, que confirmem todo o negócio potencial, com tarifas não-reembolsáveis e estadias mínimas mais longas. Em termos operacionais, os hotéis devem orçamentar os custos de energia e de recursos humanos desta quadra natalícia, refletindo-os nos seus preços e programas. Face à escassez de mão de obra na hotelaria e restauração, podem investir numa estratégia de RH específica à época natalícia, que inclua outros benefícios, para além da remuneração adicional e variável, para atrair e reter colaboradores - sejam estes permanentes, temporários ou estudantes.
Considerando que os hotéis em Portugal são cada vez mais procurados por turistas - internacionais ou portugueses - nos meses de inverno, a Guestcentric encoraja os hoteleiros a abraçarem estas tendências positivas: preparados para receber o aumento na procura e assegurando que continuam a oferecer experiências autênticas e memoráveis, a todos os hóspedes que escolhem o seu hotel para festejar a quadra natalícia.