O ano de 2024 arrancou para os hotéis em Portugal com um forte aumento na procura – mais 29% face a 2023 e, neste momento, destacam-se especialmente as reservas de Junho a Agosto, de acordo com os dados do portefólio de clientes da Guestcentric.
Os 400 hotéis da Guestcentric registam no primeiro trimestre deste ano, as receitas de estadias hoteleiras equivalentes a 40% do total de receitas registadas em 2023.
Guestcentric antecipa tendências hoteleiras para 2024: A procura por viagens estabiliza; negócio das viagens de negócios e de bleisure mantém-se robusto e aumento do uso de Inteligência Artificial (IA) e a adoção generalizada do HyperCommerce pelos hoteleiros.
Os dados da plataforma da Guestcentric, que agrega centenas de hotéis em Portugal, revelam que o aumento de interesse abrange alojamentos em todo o país.
Os preços dos hotéis em 2024 poderão acompanhar a taxa de inflação, prevendo-se um aumento de cerca de 5%. Enquanto os preços dos hotéis europeus mantêm-se cerca de 13% dos de 2022, nos Estados Unidos verificou-se este ano, uma descida de 6% nos preços até à data.
Este Verão, a procura turística por Portugal continua a crescer, com um ritmo de reservas consistente de Junho a Setembro. De acordo com os dados da plataforma da Guestcentric, em Junho a taxa de ocupação aumentou 23% em comparação com o mês homólogo de 2022.
A Guestcentric, empresa de tecnologia de reservas hoteleiras em mais de 60 países, gerou 590.000 reservas, 1,6 milhões de dormidas e 272 milhões de euros em receitas para hotéis em Portugal, em 2022.
Com o fim do ano a chegar, a GuestCentric avança com uma previsão das grandes tendências hoteleiras para 2023.