Sector hoteleiro português em alta neste Verão
Este Verão, a procura turística por Portugal continua a crescer, com um ritmo de reservas consistente de Junho a Setembro. De acordo com os dados da plataforma da Guestcentric, que agrega várias centenas de hotéis, em Junho a taxa de ocupação aumentou 23% em comparação com o mês homólogo de 2022.
As reservas para Julho já atingiram 87% dos níveis de 2022 - sendo que existe ainda um mês inteiro de reservas de última hora pela frente - e as reservas para Agosto e Setembro estão a acelerar, de semana a semana.
Verifica-se assim que, em 2023 Portugal tornou-se um destino de primeira escolha, tanto para turistas europeus como para americanos. Pedro Colaço, CEO da GuestCentric, refere que "os turistas europeus estão a optar por destinos próximos, provavelmente devido ao actual clima económico e a algum receio de perturbação no transporte aéreo. Dados da TravelPulse revelam que o número de turistas americanos em Portugal aumentou 26% em Janeiro e Fevereiro de 2023, em comparação com os números de 2019".
As regiões portuguesas com mais procura
Por outro lado, a informação de mercado da Guestcentric revela que os Açores têm crescido em procura este ano, acima da média das regiões em Portugal - as reservas para Julho estão o dobro daquelas verificadas em Maio, um ritmo de crescimento muito acima do que se registou em 2022. O preço médio por dia (ADR) dos hotéis nos Açores regista também um incremento acima da média - de 33% em 2023, face a 2022.
Outras regiões com bom desempenho incluem Lisboa, o Centro de Portugal e o Algarve. Esta última revela uma performance sólida: 12% aumento na ocupação, mas o aumento do preço médio - 3% - não acompanha a taxa de inflação do país.
Conforme explica Pedro Colaço, "nos hotéis da plataforma da Guestcentric, as reservas directas continuam com procura elevada, acima dos outros canais, como a Booking ou a Expedia. Em 2022, as reservas directas tinham crescido 50% em relação aos níveis pré-pandemia, e os dados mais recentes da Guestcentric revelam que as reservas directas para o Verão de 2023 estão em linha com os níveis de 2022. Os hotéis têm hoje, mais do que nunca, a oportunidade de converter visitas ao seu website em vendas directas, pelo que é fundamental que se dediquem ao desenvolvimento e melhoria constante dos seus canais de reserva directa".
O preço médio (ADR) nos hotéis europeus, incluindo os de Portugal, está actualmente 13% acima dos níveis de 2022, com Lisboa e Porto a beneficiar do maior crescimento de ADR - de 18% em Junho de 2023. No entanto, nos hotéis nos Estados Unidos, o preço médio tem vindo a decrescer, fixando-se actualmente 5% abaixo de 2022.
As viagens sustentáveis vieram para ficar
As viagens sustentáveis continuam a ser um tema relevante, especialmente para empresas e viagens de negócios. A pesquisa da Great Hotels of the World indica que a não conformidade com os critérios de sustentabilidade, cada vez mais exigentes e precisos, é uma das duas principais razões para a rejeição de propostas de hotéis, por parte das empresas.
O responsável da GuestCentric defende que, "as empresas europeias já são obrigadas a reportar as suas iniciativas de sustentabilidade, e os hotéis devem demonstrar o seu compromisso para com a sustentabilidade económica, social e ambiental em conformidade. A sustentabilidade já não pode ser considerada um "extra"; é hoje um factor crítico que impacta directamente a receita do hotel. Mais do que comunicar iniciativas louváveis, os hotéis precisam de definir uma verdadeira estratégia de sustentabilidade, delinear um plano de ação, monitorizar o seu desempenho, e comunicar, de forma transparente e consistente, os resultados alcançados".
A importância dos canais directos
Para se preparar para a elevada procura do verão 2023, mais do que nunca os hotéis em Portugal devem focar-se nos seus canais diretos, otimizando o seu website e oferecendo benefícios exclusivos e relevantes aos clientes que reservam diretamente com eles.
Salienta Pedro Colaço que "a aposta do hotel no seu próprio destino diferencia-o da concorrência e permite atrair clientes de segmentos de mercado mais nicho. Para isso, o hotel deve apostar em conteúdos atualizados e relevantes sobre o destino - as suas atrações únicas e riquezas naturais ou culturais - e divulgá-los de forma estruturada, no seu site e redes sociais. Neste aspecto, os hotéis nos Açores são um exemplo a seguir, pela forma como integram concretamente as mais valias do destino, na estadia do cliente".
E conclui: "Os hotéis portugueses podem capitalizar verdadeiramente na procura elevada deste Verão, ao acompanhar as tendências de mercado, adotando mais rapidamente as boas práticas do mercado. A aposta em canais diretos, com menor custo, melhora a sua rentabilidade, face ao contínuo aumento nos custos de operação. A comunicação direta com os seus clientes e hóspedes permite identificar e satisfazer as suas necessidades mais rapidamente. Por último e, passo a passo, devem desde já preparar-se para responder às expectativas do consumidor de hoje e de amanhã relativamente à sustentabilidade".