Histórica sede do Partido Comunista de Itália (PCI) transformada em hotel de luxo
O histórico edifício situado no nº 4 da Via Botteghe Oscure, em Roma, que durante mais de 40 anos foi sede nacional do Partido Comunista Italiano (PCI), a maior organização comunista de toda a Europa Ocidental após a II Guerra Mundial, vai tornar-se um hotel de luxo do Grupo Hyatt.
O edifício de 8.000 metros quadrados será restaurado e renovado, mantendo os cânones arquitectónicos da fachada, e muitos dos seus elementos históricos serão preservados e valorizados. Entre eles, contam-se o hall de entrada concebido por Giò Pomodoro (1930-2002), grande escultor e encenador italiano, com a estrela dourada de cinco pontas embutida no chão, o busto de Antonio Gramsci colocado no mármore da parede e a bandeira da Comuna de Paris exposta num relicário. Recorde-se que em 1991, o PCI foi dissolvido dando origem ao partido Democratas de Esquerda, (DS) ao Partido da Refundação Comunista (PRC) e ao Partido dos Comunistas Italianos (PdCI).
O projecto para o futuro hotel - que integrará a nova cadeia Thompson, prevê um total de 70 quartos e suites e quatro opções gastronómicas, incluindo um restaurante na cobertura e um terraço com um bar de coquetéis com vista panorâmica da cidade eterna. A propriedade também contará com duas salas de reuniões dedicadas e um centro de fitness. A propriedade do imóvel continuará a pertencer ao seu actual proprietário, o AG Group.
Localizado perto do Capitólio, Fori Imperiali e Bairro Judeu, o edifício, que antes era a sede do Partido Comunista Italiano, passará por uma extensa reforma antes de abrir como Thompson Roma em meados de 2024.
A unidade é o segundo hotel da marca Thompson Hotels, juntando-se ao Thompson Madrid, inaugurado em 2022 . O Hyatt pretende também adicionar a este novo portefólio o Thompson Viena em 2025. O Thompson Roma será o sétimo hotel da marca Hyatt na Itália e o segundo em Roma.