
Hines escolhe Garcia Garcia para construir primeira residência de estudantes em Portugal
A multinacional Hines seleccionou a construtora portuguesa Garcia Garcia para erguer a sua primeira residência de estudantes em Portugal, localizada na Asprela, o maior polo académico do Porto, com mais de 43 mil alunos.
Com 19.259 m² de área total e 573 camas, o edifício deverá abrir no início do ano lectivo 2026/2027. O projecto inclui ginásio, salas de estudo, lounge social, cinema, lavandaria, court polidesportivo, estacionamento e jardins exteriores, tornando-se a residência com a maior área recreativa exterior da cidade.
Desenvolvido segundo critérios de sustentabilidade e bem-estar, o edifício visa obter as certificações BREEAM Excellent e WELL Gold. Será operado pela aparto, a plataforma internacional da Hines dedicada ao alojamento estudantil, já presente no Reino Unido, Irlanda, Itália e Espanha.
O investimento foi realizado através do fundo Hines European Property Partners (HEPP), assinalando a estreia da Hines e da aparto no mercado português.
Para a Garcia Garcia, este projecto reforça a aposta no segmento de residências universitárias, onde já soma empreendimentos para marcas como Milestone e Promiris, no Porto e em Cascais.
A Hines é uma empresa global de investimento, desenvolvimento e gestão imobiliária, fundada em 1957 em Houston (EUA). É uma das maiores e mais prestigiadas gestoras imobiliárias do mundo, com presença em mais de 30 países e uma carteira diversificada que abrange escritórios, habitação, logística, retalho e residências para estudantes.