
Valor das casas subiu 0,3% em 2014
O valor médio de avaliação para o conjunto do ano 2014 fixou-se em 1009 euros/m2, o que se traduziu num acréscimo de 0,3% relativamente ao ano anterior.
Segundo o Instituto Nacional de Estatística – INE, as regiões do Norte, do Centro e a Área Metropolitana de Lisboa registaram variações positivas entre 2013 e 2014, com esta última a apresentar a variação mais intensa (0,9%). As restantes regiões apresentaram redução anual do valor médio de avaliação.
Por natureza de alojamentos, no ano de 2014 o valor médio de avaliação bancária aumentou 0,5% nos apartamentos e 0,3% nas moradias, para valores médios de avaliação de 1047 euros/m2 e de 946 euros/m2.
Valor médio de avaliação bancária com ligeira redução em Dezembro
O valor médio de avaliação bancária para o total do país, realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação diminuiu 1 euro/m2 quando comparado com o mês anterior, situando-se em 1005 euros/m2 em Dezembro.
Quando comparado com o período homólogo, o valor médio de avaliação no total do país diminuiu 0,9% (variação de -1,2% em Novembro). A maioria das regiões registou, em Dezembro, taxas de variação negativas. A região do Algarve, com um valor médio de avaliação de 1223 euros/m2 , registou a redução homóloga mais intensa (-5,4%).
Apartamentos
O valor médio de avaliação bancária dos apartamentos diminuiu 0,3% em Dezembro, quando comparado com o mês anterior, para um valor de 1043 euros/m2 em Dezembro.
Moradias
O valor médio de avaliação bancária das moradias, para o total do País, aumentou 3 euros/m2 face ao mês anterior, fixando-se em 943 euros/m2 em Dezembro.













