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Suíça Brixel chega a Portugal para comprar e vender casas de forma digital

24 de agosto de 2020

A proptech suíça Brixel chegou a Portugal em Maio para comprar e vender casas de forma digital. A plataforma online, desenvolvida de raiz, oferece a possibilidade de fazer a venda de imóveis de forma particular, com acesso aos recursos de promoção que as imobiliárias tradicionais oferecem, sem contratos de exclusividade e sem pagamento de comissão de 5% + IVA.

"A plataforma dá total autonomia aos vendedores, permitindo-lhes ainda ter acesso a uma equipa com vasta experiência em diferentes áreas, como advogados, especialistas em marketing, especialistas no ramo imobiliário, entre outros. “Criamos ferramentas inteligentes que visam poupar milhares de euros aos nossos clientes, mas não dispensamos o contacto e experiência humana”, refere o CEO e co-fundador Michael Wiedemann.

A proptech revela que pretende simplificar a compra e venda de casas ao oferecer uma plataforma digital com recurso a tecnologia de ponta. "A plataforma permite o acesso aos serviços de promoção que as imobiliárias tradicionais oferecem, mas com recurso à tecnologia e com uma taxa fixa de 400 euros. Com uma poupança média de 15.000 euros, os vendedores têm acesso a serviços que ainda não estão disponíveis na maioria das imobiliárias, como a visita virtual 3D. O uso da tecnologia reduz significativamente o custos e abre a possibilidade de ofertas sem necessidade de visitas presenciais por parte dos compradores", explica em comunicado.

A plataforma digital, chamada de Hub, permite o acesso a ferramentas como análise de mercado e estimativas de preço, criar uma página web com todas as informações sobre o imóvel, inserir a documentação para validação e preparação em conjunto com os experts, publicar fotografias, visita virtual 3D, planta profissional, fazer gestão das visitas de compradores, receber ofertas, e com um só clique publicar o imóvel nos principais portais imobiliários nacionais e internacionais.

A Brixel indica que tem três planos disponíveis que permitem escolher a situação que melhor se enquadra à sua personalidade e disponibilidade e se necessário, podem sempre fazer um upgrade e adicionar serviços. O plano Private, com custo de 200 euros, é o plano desenhado para os proprietários que preferem fazer a venda da sua casa sozinhos e necessitam somente de usar ferramentas de promoção e gestão do imóvel. O plano Premium é o plano mais popular, e por apenas 400 euros, os proprietários têm acesso a serviços como fotografia de alta qualidade, visita virtual 3D, planta profissional e contam ainda com o apoio permanente de um expert para ajudar desde a preparação do imóvel para colocar à venda até gerir e qualificar todos os contatos de compradores. O plano Plus, com um custo de 3000 euros, é para quem precisa de ajuda com questões legais e tributárias e tipicamente é um plano que é adquirido posteriormente, quando se inicia o processo de negociação com os compradores e formalização da venda, podendo no entanto, também ser adquirido por qualquer pessoa que necessite de ajuda para concretizar a venda ou transmissão de um imóvel, como a resolução de questões de heranças e partilhas.

“Os compradores conseguem melhores negócios, porque o preço de um imóvel de venda particular não está inflaccionado para pagar uma comissão alta e que tem acesso imediato a todas as informações relevantes sobre o imóvel, mesmo antes de fazer uma visita”, afirma Michael Wiedemann.

Fundado em 2018 em Zurique, o Brixel conta com uma equipa de 17 membros, entre designers, programadores, comunicação, marketing e vendas, e com sedes em Portugal, Alemanha e na Suíça.