Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Preços no Centro Histórico de Lisboa atingem máximos

 

Preços no Centro Histórico de Lisboa atingem máximos

25 de outubro de 2018

No primeiro semestre deste ano, os preços das casas no Centro Histórico de Lisboa atingiram máximos de 10 anos e estão já 68% acima do patamar de 2008. Face ao ponto mínimo de mercado, registado no 1º semestre de 2013, os preços mais do que duplicaram (+106%).

Apesar destes valores, os dados apurados pela Confidencial Imobiliário (Ci) no âmbito do Índice de Preços do Centro Histórico de Lisboa, que cobre as freguesias da Misericórdia, Santa Maria Maior e São Vicente, mostra que os preços das casas no Centro Histórico de Lisboa mantiveram-se inalterados face ao semestre anterior, registando uma variação residual de apenas 0,1%.

Esta valorização semestral representa uma desaceleração face aos 5,9% de subida observados no semestre anterior, sendo a segunda contração consecutiva deste indicador. Já no segundo semestre de 2017 a tendência tinha sido de acentuado abrandamento, com a taxa de variação semestral então registada a cair para menos de metade (em cerca de 8,5 pontos percentuais) face aos 14,4% observados na primeira metade desse ano. Este abrandamento dos dois últimos semestres faz com que a taxa de variação homóloga se tenha reduzido de forma visível, terminando o primeiro semestre de 2018 nos 6,0%, após ter atingido os 21,1% no semestre anterior.
Para Ricardo Guimarães, director geral da Ci, "a dinâmica de investimento e de reabilitação, com o crescimento do número de projectos de uso turístico, de comércio e de habitação direcionada para uma gama alta de mercado, além do crescimento da procura internacional, favoreceram o surgimento de uma dinâmica de valorização que, primeiramente, se fez sentir no Centro Histórico e depois começou a contagiar outras zonas da cidade. A intensidade dessa dinâmica e o nível de preços entretanto atingido no Centro deixavam antecipar que o ritmo de valorizações fosse progressivamente suavizar. No contexto da cidade, esta deverá também ser a tendência, embora um pouco desfasado no tempo face ao Centro”.
O Índice de Preços Residenciais (IPR) apurado pela Ci para o concelho de Lisboa apresenta uma trajectória de crescimento desde meados de 2013 e uma intensificação da subida desde o final de 2015, resultando em valorizações homólogas acima dos 20% há 9 trimestres consecutivos. No 2º trimestre de 2018, os preços residenciais em Lisboa subiram 4,9% em termos trimestrais e 21,5% em termos homólogos, estando actualmente 58% acima de 2007, nível pré-crise, e mais que duplicando de valor face ao 2013.