
Preço das casas subiu pela primeira vez desde 2010
O preço das casas em Portugal Continental cresceu pela primeira vez desde Agosto de 2010. De acordo com os dados do Índice Confidencial Imobiliário (ICi) de Maio de 2013, neste mês, os preços da habitação valorizaram 0,4% face a Abril, uma tendência que já não era visível desde Agosto de 2010. Esta performance estendeu-se quer ao segmento de fogos novos quer de usados, que apresentaram taxas de variação mensal em Maio de 0,3% e de 0,4%, respectivamente.
Apesar disso apresentou uma queda face ao mesmo período do ano passado
Em termos homólogos (ou seja, a performance de Maio de 2013 face a Maio do ano anterior), o ICi continuou a apresentar quedas, embora menos acentuadas do que as verificadas nos restantes meses deste ano. Nos fogos novos, a taxa de variação homóloga em Maio situou-se em -3,1%, quando havia oscilado entre -4,1% e -4,6% nos 4 meses anteriores. Porém, para os fogos usados assistiu-se a uma quebra de 3,2% em Maio, 0,6 pontos percentuais mais acentuada do que a observada em Janeiro.
Área Metropolitana do Porto regista subida desde Abril
Na Área Metropolitana do Porto (AM Porto), os preços das casas começaram a crescer em Abril de 2013, uma trajectória que se manteve em Maio.
Nesta região, a taxa de variação homóloga manteve-se em terreno negativo, registando uma variação de -3,8% face a maio de 2012. Os fogos novos foram os que apresentaram a variação homóloga mais positiva (-1,2%), que contrastou com a taxa de -3,8% registada no segmento de habitação usada.