
Instabilidade no preço da habitação em Portugal
O mês de Outubro confirmou a instabilidade no preço da habitação em Portugal Continental que se tem vindo a fazer sentir desde o Verão. De acordo com os dados do Índice Confidencial Imobiliário (ICi), em Outubro os preços das casas voltaram a apresentar uma ligeira recuperação (0,3% face a Setembro), dando sequência a um período iniciado em Maio passado e que tem sido marcado pela oscilação quase mensal entre quebras e valorizações.
Desde maio, o primeiro mês em que os preços cresceram desde agosto de 2010, (+0,4% em termos mensais), o ICi apresentou uma valorização mensal dos preços em Julho e Outubro, intercalando com descidas em Junho, agosto e Setembro.
Ainda em termos mensais, a recuperação foi motivada pela performance dos fogos novos, cujos preços valorizaram 1,4% em Outubro, já que nos fogos usados, os preços recuaram 0,5% face ao mês anterior.
Em Outubro, esta ligeira recuperação reflectiu-se também na variação homóloga, que recuperou de -3,9% em Setembro para -3,5% em Outubro.
Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto também instáveis
Na Área Metropolitana de Lisboa (AM Lisboa), o comportamento em Outubro foi semelhante ao do mercado nacional, com uma subida ligeira de 0,2% face a Setembro. Também neste caso foram os fogos novos a impulsionar os preços, com uma valorização de 1,8%. Na AM Porto, o preço dos fogos desceu 0,7% face a Setembro. Em termos homólogos, a nota também foi de recuperação. Ainda que a evolução dos preços se tenha mantido em terreno negativo (-3,8%) em Outubro, recuperou face aos -4,3% registados no mês anterior.