Construir habitação nova é cada vez mais caro. Em Julho o custo subiu 6,6% face ao ano passado
Em Julho, estima-se que os custos de construção de habitação nova tenham aumentado 6,6% em termos homólogos, tal como no mês anterior, revela hoje o INE - Instituto Nacional de Estatística.
A variação homóloga estimada do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN), como referido, foi 6,6%, taxa igual à observada em Junho, embora traduzindo diferentes dinâmicas das suas componentes. Com efeito, o mês em análise os preços dos materiais aceleraram para 8,6% (6,8% no mês anterior) e o custo da mão de obra aumentou abrandou para 3,9% (6,2% em Junho).
O custo da mão de obra contribuiu com 1,7 p.p. para a formação da taxa de variação homóloga do ICCHN e a componente dos materiais contribuiu com 4,9 p.p..
A taxa de variação mensal do ICCHN foi de 1,6% em Julho. O custo dos materiais aumentou 1,9% e o custo da mão de obra 1,3%.
O INE avança ainda que as componentes mão de obra e materiais contribuíram com 0,5 e 1,1 p.p., respectivamente, para a formação da taxa de variação mensal do ICCHN.