CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Casal

Grupo hoteleiro de Aveiro compra antiga fábrica das motorizadas Casal

15 de fevereiro de 2023

Um grupo hoteleiro de Aveiro comprou o património imobiliário que restava das antigas instalações da Metalurgia Casal, a fábrica onde foram produzidas as motorizadas da Casal – considerada a mais importante marca portuguesa deste tipo de veículos na segunda metade do século XX.

Um imóvel com 4800 metros quadrados de terreno, onde se insere uma nave industrial com 1400 metros quadrados de implantação, e que integrava a fachada e os escritórios da antiga Metalurgia Casal, foi adquirido pelo empresário luso-venezuelano Victor Tavares, filho de um casal de emigrantes portugueses na Venezuela.

O imóvel pertencia a uma empresa que o tinha adquirido em hasta pública, na sequência da falência da Metalurgia Casal, há cerca de duas décadas. Agora, será recuperado e colocado no mercado de arrendamento comercial.

Situado ao lado do Centro Comercial Aveiro Center – que hoje ocupa a maior parte dos terrenos que foram da antiga fábrica de motorizadas fundada pelo empresário João Casal –, o imóvel foi transaccionado através de uma mediação conduzida pela Medium, agência imobiliária com sede em Vila Nova de Famalicão.

"Estamos felizes pela condução de uma transacção tão importante para a cidade de Aveiro. O comprador vai reabilitar o imóvel e transformá-lo num espaço comercial, que vai ficar disponível para arrendamento", informou Miguel Marques, responsável pelo departamento corporate da agência Medium.

Entre a aquisição do imóvel e as obras de reabilitação da nave industrial, que deverão ficar concluídas no próximo mês de Julho, está em causa um investimento total estimado em 700 mil euros. A frente do imóvel ainda exibe um enorme logotipo da Metalurgia Casal, que o novo dono do espaço afirma que "gostaria de preservar, por respeito à memória e à cultura aveirenses". Mas isso irá depender do negócio que ali for instalado.

O Hotel As Américas, uma unidade de quatro estrelas localizada em Aveiro, o Motel Bora-Bora, em Santo Tirso, e o Motel Fonte dos Amores, em Coimbra, fazem parte do portefólio de investimentos do empresário luso-venezuelano em Portugal. Ao nível hoteleiro, Victor Tavares revela ainda que tem em curso "o investimento num terceiro motel, desta vez em Cascais".

Outra área de negócio a que se dedica é o investimento em imóveis para arrendamento, como é o caso da aquisição da nave industrial que restava da antiga fábrica das motorizadas Casal. Nesta área, "o objectivo é rentabilizar o que temos".

A Metalurgia Casal foi a maior empresa portuguesa de motorizadas. Inicialmente, o seu fundador, João Casal – falecido em 2021, a um mês de completar 99 anos –, começou por ser representante dos alemães da Zundapp, mas, em 1963, decidiu criar a sua própria marca de motorizadas. Um dos engenheiros daquela marca alemã veio para Portugal para ajudar a criar a Casal, que se tornaria na maior marca portuguesa de motorizadas. A empresa fechou em 1999 e a marca Casal deixou uma legião de fãs.