Grupo Azinor compra megaprojeto imobiliário ao Grupo SIL
O empreendimento Porto Cruz, situado no terreno de antigas fábricas na foz do rio Jamor, na Cruz Quebrada, município de Oeiras foi vendido pelo Grupo SIL ao Grupo Azinor, detentor da cadeia hoteleira Sana.
O preço da transacção não foi tornado público, sabendo-se apenos que o valor empresarial (Enterprise Value) do empreendimento deveria rondar os 80 milhões de euros. O Grupo SIL detinha há anos aquele que era um dos seus projectos de eleição mas, por razões camarárias, ambientais, burocráticas ou disputas judiciais, o projecto nunca chegou a sair do papel.
Situado num local de eleição, o projecto contempla três edifícios residenciais em condomínio privado, um hotel, escritórios e uma zona comercial, rodeados por 70.000 m² de espaços públicos de lazer, incluindo 20.000 m² de zonas verdes de utilidade pública.
O empreendimento irá crescer num terreno com uma área superior a 27 hectares, onde de 1933 até ao final do séc. XX funcionaram as fábricas da Lusalite, conhecidas pelas suas chapas onduladas com amianto, o que viria a traçar o seu destino.
Uma Alameda Verde funcionará como pórtico de entrada a todo o empreendimento de Porto Cruz. Este percurso incluirá a passagem pelo anfiteatro com 2500 lugares para espectáculos, e permitirá o acesso as piscinas oceânicas e à nova e ampliada praia da Cruz Quebrada.
O projecto contempla ainda uma vasta área de estacionamento e o apoio de uma estação ferroviária requalificada.