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aeroporto Alcochete

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Governo vai investir 60 mil milhões de euros em infraestruturas nos próximos 10 anos

3 de dezembro de 2025

Hugo Espírito Santo, secretário de Estado das Infraestruturas, avançou hoje que o Governo tem previsto um investimento de 60 mil milhões de euros para os próximos 10 anos em infraestruturas para o país, incluindo o novo aeroporto de Lisboa.

Na sua intervenção durante o 50º congresso da APAVT – Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo, que decorre em Macau, na China, o secretário de Estado, revelou que o prazo para a conclusão do novo aeroporto de Lisboa é de 2034-2035, no entanto, adiantou que a par com esta obra têm de ser asseguradas as acessibilidades, nomeadamente a construção da terceira ponte sobre o rio Tejo. Para essa infraestrutura, adiantou que em 2027 vai ser lançado o concurso de concessão. A alta velocidade foi também abordada neste tema e garantiu que será criada uma linha a sair do Barreiro até ao novo aeroporto.


José Luís Arnaut, Charmain da ANA Aeroportos de Portugal

José Luís Arnaut, Charmain da ANA Aeroportos de Portugal

José Luís Arnaut, Charmain da ANA Aeroportos de Portugal

Já José Luís Arnaut, Chairman da ANA Aeroportos de Portugal, também presente em Macau, no congresso da APAVT, afirmou que a previsão para a conclusão do novo aeroporto de Lisboa é de 2037, no entanto, garantiu: “Faremos tudo ao nosso alcence para que as obras sejam o mais céleres possíveis". Nesse sentido, arriscou e apontou a conclusão para 2035-2036.

Na sua intervenção, Arnaut avançou ainda que em Janeiro será entregue o estudo do impacto ambiental, depois decorrerão mais três meses para a decisão da IATA e de seguida mais seis meses para discussão pública. O Charmain da ANA não deixou de referir que tudo está também dependente de outros processos que são imprescindíveis até ao início da empreitada, tais como o parecer do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, desmilitarizar o campo de tiro de Alcochete, entre outros procedimentos que têm de ser ultrapassados.


Hugo Espírito Santo, secretário de Estado das Infraestruturas

Hugo Espírito Santo, secretário de Estado das Infraestruturas

Hugo Espírito Santo, secretário de Estado das Infraestruturas

Falta mão-de-obra para a construção destas infraestruturas

Um dos graves problemas para a realização das obras previstas - naquele que será o maior investimento do país na construção do novo aeroporto e nas infraestruturas e acessibilidades associadas -, é a falta de mão-de-obra para as construir. Esta necessidade de recursos humanos foi apontada pelos dois responsáveis.

"Estamos a trabalhar com a União Europeia e com o BEI - Banco Europeu de Investimento para a realização destes empreendimentos. Precisamos ainda de construtoras e de fundos. É igualmente fundamental ter uma clara estratégia para estas obras e precisamos de mão-de-obra, que não temos. Quando formos capazes de ter outros players da construção internacionais vamos conseguir dar resposta", salientou o secretário de Estado das Infraestruturas.

Também José Luis Arnaut avançou que a falta de mão-de-obra é um problema existente para as obras previstas. Contudo, indicou que estão a trabalhar com uma nova geração de engenheiros portugueses e estes estão a cooperar com uma equipa americana especialista em aeroportos. 

*O Diário Imobiliário viajou até Macau a convite da APAVT - Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo.