Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Brain PowerHaierJPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Marina Gonçalves, Ministra da Habitação

Marina Gonçalves, Ministra da Habitação

Governo quer aumentar parque habitacional público para 5%

9 de setembro de 2022

A Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, afirmou que o Governo pretende aumentar o parque público habitacional dos actuais 2% para 5% nos próximos anos, com o objectivo de se aproximar progressivamente da média europeia.

'Temos um objetivo que é aumentar de 2 para 5% [o parque habitacional público], um objectivo de curto prazo para depois ir reforçando. Quando comparamos com países como a Holanda', que tem um parque habitacional público entre os 20% e os 30%, 'percebemos o quão atrás estamos', revelou a secretária de Estado da Habitação, depois de ter presidido à cerimónia de homologação do acordo de colaboração entre o IHRU - Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e a Câmara da Moita, que prevê a construção e reabilitação de 334 fogos neste concelho.

'Temos que olhar para aquilo que é a média da Europa. E o nosso objetivo a médio prazo deve ser precisamente esse, de ir robustecendo o parque habitacional público dos 2% para os 5% e depois continuar a partir daí', acrescentou Marina Gonçalves, considerando que depois da falta de prioridade que foi sendo dada à Habitação nos últimos anos, esse trabalho vai demorar décadas.

O acordo de colaboração entre o IHRU e a Câmara da Moita, que prevê a construção e reabilitação de 334 fogos neste concelho, prevê um investimento global de 30 milhões de euros, no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, 1.º Direito, que visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas.

PUB
Podcast
PUB
PUB
MAP2026AYH ESAI
Arrendamento
Rendas no Porto recuam pela primeira vez desde 2021, mas preço das casas acelera para máximos históricos
8 de outubro de 2026