CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

Energias renováveis

Fundo da Aquila Capital já garantiu mais de 500 milhões de euros de capital

22 de março de 2023

A Aquila Capital, a empresa de gestão de investimentos sustentáveis e desenvolvimento de activos com sede em Hamburgo, Alemanha, anunciou que o seu Fundo Europeu de Energias Renováveis (EBRF, ou European Balanced Renewables Fund em inglês) ultrapassou o patamar de 500 milhões de euros de capital assegurado no final de 2022. A estratégia deste fundo assenta numa carteira diversificada de activos de energia limpa em toda a Europa continental e Irlanda.

O EBRF procura investir em activos nos locais onde a fonte de energia é mais abundante, aproveitando o vento nórdico e a energia solar fotovoltaica ibérica, e tem um posicionamento conservador, com uma baixa alavancagem financeira. A diversidade de fontes de rendimento é conseguida através da amplitude de tipos de contrato.

Enquanto os contratos de aquisição de energia (PPA, Power Purchase Agreements), de preço fixo, dão maiores garantias e visibilidade dos ganhos, investimentos com maior exposição ao risco de mercado ("merchant financing") proporcionam uma correlação com o valor da inflação. Esta combinação de estratégias permite uma proteção face a quedas nos preços da energia, ao mesmo tempo que preserva o potencial de subida, caso os preços aumentem.

Desde o seu lançamento, em Junho de 2019, o Fundo EBRF atingiu um desempenho médio de 7,2% ao ano (em Setembro de 2022) para os seus investidores, tendo alcançado o seu objectivo de desempenho de 6,5 - 7,5% ao ano (2019: 11,16%, 2020: 0,78%, 2021: 9,02%, 2022: 4,76% valor patrimonial líquido/ação).

Os investidores institucionais japoneses constituem uma proporção significativa dessa base. As instituições da Alemanha, Reino Unido e Península Ibérica contribuíram com a maioria dos compromissos de capital para o fundo. O fundo teve o seu primeiro encerramento em Junho de 2019, após um investimento inicial da Willis Towers Watson.

De acordo com Lars Meisinger, Director de Client Advisory International na Aquila Capital: "O EBRF segue uma abordagem equilibrada no que diz respeito à construção da carteira de investimento, dividindo o potencial de risco através da diversidade de tecnologias de geração, geografias, mercados energéticos e regimes regulatórios. Os projectos estão localizados em seis países e em seis mercados energéticos. Recentemente, acrescentámos ao portfolio de investimentos o armazenamento co-localizado, uma oportunidade de investimento que consideramos ser particularmente atrativa. A inclusão de sistemas de armazenamento de energia através de baterias representa uma oportunidade adicional de retorno e uma fonte adicional de diversificação do risco".

"Actualmente, os fundos de investimento Evergreen estão a ganhar tração entre os investidores, uma vez que proporcionam um maior grau de flexibilidade em comparação com fundos fechados. Uma vez que os fundos abertos estão constantemente a aumentar o seu capital, os investidores podem optar por aumentar a sua posição ao longo do tempo. Do mesmo modo, os investidores podem também ajustar posições, se necessário, como parte de uma alocação de ativos mais dinâmica, em mercados privados. O EBRF é um SICAV-RAIF luxemburguês. Como é um fundo Evregreen, não data de maturidade, o que aumenta a flexibilidade para os investidores", acrescenta Lars Meisinger.

Segundo Roman Zervas, Team Head Fund Management Clean Energy e gestor de fundos para o EBRF, "o desempenho robusto deste fundo e o elevado interesse que os nossos investidores continuam a demonstrar por ele provam o acerto da nossa estratégia e filosofia no EBRF, que temos estado a prosseguir desde 2019".

"O equilíbrio dos riscos vai continuar a ser o elemento central da nossa estratégia, à medida que aumenta a percentagem de projetos em fase de construção. Isto permite assegurar um maior potencial de retorno, em comparação com projetos em fases mais avançadas. A exposição no Sul da Europa vai aumentar, principalmente na energia solar fotovoltaica, para aproveitar as respetivas oportunidades nestes mercados", conclui Roman Zervas.