CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Opus - Hanover Quay - Dublin - Foto Carysfort Capital

Opus - Hanover Quay - Dublin - Foto Carysfort Capital

Opus - Hanover Quay - Dublin - Foto Carysfort Capital

Fundador da Zara amplia porfólio de imóveis de luxo

3 de abril de 2023

Amancio Ortega, presidente e fundador da Inditex, grupo de empresas proprietário de marcas como Zara, Massimo Dutti, Bershka, Oysho etc, e actualmente considerado, pela Forbes, o 14º homem mais rico do mundo, com uma fortuna avaliada em 81,8 mil milhões de dólares, comprou o empreendimento Opus, um projecto de luxo  de 120 apartamentos na zona do porto de sul de Dublin, capital irlandesa. Amancio Ortega adquiriu a propriedade por mais de 100 milhões de euros, através da sua empresa Pontegadea a Angelo Gordon e aos seus sócios locais, a Carysfort Capital, sediados em Nova Iorque, de acordo com o Irish Times.

Depois de ter entregue a condução do grupo à sua filha Marta Ortega, o empresário espanhol tem apostado na aplicação da sua vasta fortuna no imobiliário, através da sua empresa Pontegadea Inmobiliaria,


Foto Fundação Amancio Ortega


No final de 2022, foi noticiada a aquisição nos Estados Unidos da Torre Kiara, com 461 apartamentos de luxo em Seattle por 324 milhões de dólares (cerca de 305 milhões de euros), cidad da costa Oeste dos EUA, onde o multimilionário espanhol já investiu quase 1.500 milhões de dólares (1.412 milhões de euros).

Em Outubro passado, o fundador da Inditex também encerrou a compra de um arranha-céus de apartamentos de luxo em Nova Iorque por quase 500 milhões de dólares (505 milhões de euros).

Ainda em  2022, a sua empresa de «real estate» comprou um edifício de escritórios em Glasgow (Escócia) por 200 milhões de libras (cerca de 237 milhões de euros), bem como o icónico arranha-céus Royal Bank Plaza em Toronto (Canadá) por cerca de 1.150 milhões de dólares canadianos (mais de 874 milhões de euros).

A Pontegadea Inmobiliaria, a já maior empresa imobiliária espanhola, concentra-se na compra e gestão de grandes edifícios, com uma carteira de activos imobiliários composta principalmente por edifícios de escritórios não residenciais localizados no centro de grandes cidades em Espanha, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Ásia.