CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto Barceló Hotel Group

Foto Barceló Hotel Group

Foto Barceló Hotel Group

Foto Barceló Hotel Group

Foto Barceló Hotel Group

Foto Barceló Hotel Group

Funchal tem um novo 5 estrelas na zona histórica

10 de abril de 2023

Localizado no centro histórico do Funchal, o recém inaugurado Hotel Barceló Funchal Oldtown caracteriza-se pelo “meticuloso projecto de renovação arquitectónica”, que o grupo hoteleiro maiorquino - o 2.º maior de Espannha - confessa ter sido “um dos mais complexos projectos de reabilitação urbana realizados” ao longo da sua história de 82 anos.

O novo «imóvel» resulta da reunião harmoniosa de  seis edifícios do século XVII, dos quais foram recuperadas as fachadas e pisos interiores.

Situado no coração da cidade, o novo hotel Barceló Funchal Oldtown destaca-se não só pela sua localização privilegiada, mas também pela sua espantosa arquitectura e design de interiores, através do qual “vários edifícios históricos foram recuperados e convertidos num elegante hotel de 5 estrelas, que pretende tornar-se no melhor alojamento urbano da capital da ilha da Madeira”.



Foto cortesia Booking


Um projecto único de reabilitação arquitectónica

Localizado na Rua da Alfandega, a rua comercial mais importante da cidade, um dos edifícios foi a sede da fábrica Oliveira Bordados Enmaderienses, enquanto outro pertenceu à família Blandy, um dos fundadores originais do comércio do vinho Madeira e hoje os maiores produtores mundiais deste vinho de alta qualidade.

Durante o processo de escavação - sob a supervisão de uma equipa de arqueólogos locais - foram encontrados elementos e vestígios importantes dos séculos passados, que demonstram não só a importância histórica dos edifícios, mas também a sua localização num enclave que, devido à proximidade do porto, o liga às origens da cidade: mais de mil peças de cerâmica do período colonial, os restos de uma estrada do século XVI, um raspador de sapateiro do século XVII e moedas do século XVIII. Todos os artefactos encontrados “foram integrados na decoração do hotel, destacando o património cultural local e oferecendo a possibilidade de todos os hóspedes mergulharem na história e património da cidade do Funchal durante a sua estadia no hotel”.

O projecto de design de interiores combina modernidade e tradição numa clara homenagem ao rico artesanato local, materiais nobres e bordados típicos madeirenses.

Nas vigas e na fachada original, a utilização de pedras naturais e madeira, com mais de cem anos, foi mantida, simbolizando a forma tradicional como as paredes eram construídas nos tempos antigos. Por outro lado, os quartos e restaurantes renovados da Cidade Velha de Barceló Funchal têm nas suas cadeiras e poltronas referências aos bordados e trabalhos em vime da ilha, bem como outros materiais típicos da zona que têm sido utilizados nos diferentes espaços, dando um carácter autêntico e local a um hotel feito por e para a Madeira.

O hotel, de 111 quartos, combina elegância e tradição nas suas instalações com vistas panorâmicas para o Oceano Atlântico e para a Sé Catedral do Funchal.

A oferta gastronómica inclui dois restaurantes - A Bordadeira, à la Carte, e  o restaurante Noz Café , além do bar B-Heaven, localizado ca cobertura do hotel, junto à piscina, um solário e com vista espectacular para o mar e onde é obrigatório desfrutar de uma bebida acompanhada de petiscos.


Foto Group Barceló


O Barceló Funchal Oldtown dispõe de 3 salas de reuniões abertas e totalmente insonorizadas para a realização de qualquer tipo de evento, o que também o torna um hotel ideal para os hóspedes que visitam o Funchal por motivos profissionais e que desejam prolongar a sua estadia para desfrutar da cidade e das instalações do hotel.

Com esta nova unidade, o Barceló Hotel Group reforça a sua presença na ilha da Madeira, onde já geria o hotel Allegro Madeira, um moderno estabelecimento só para adultos, localizado a poucos minutos do centro do Funchal.

Em declarações recentes em Palma de Maiorca,  Raúl González, o CEO do Grupo Barceló, referiu que o grupo espera fechar este ano com os melhores resultados da sua história, “uma vez que a normalidade tenha sido totalmente restaurada nos movimentos turísticos, excepto na Ásia”, referiu.

Em 2023, o grupo - referiu - conta abrir 12 hotéis em Espanha e em outras partes do mundo, com um investimento mínimo que se situará entre os 150 e os 200 milhões de euros, entre compras e remodelações.

Entre as novas aberturas em 2023 estão o emblemático resort internacional de Canfranc (Huesca), para além de outros em Lanzarote, Benidorm e Las Canteras (Gran Canaria). Fora de Espanha, para além do Barceló Funchal Oldtown, estão dois primeiros estabelecimentos do grupo nas Maldivas, Ljubljana (Eslovénia), Varsóvia (Polónia), Capadócia (Turquia) e Cabo Verde, para além da reabertura de um dos seus dois hotéis no Sri Lanka.

Também em processo de remodelação estão dois hotéis em Marrocos (Fez e Marraquexe) e os de Granada e Pamplona.