Exposição sobre o percurso de Nuno Teotónio Pereira – organizada pela OA
No ano em que se cumpre o 100º aniversário do nascimento daquele que foi um dos mais relevantes arquitectos portugueses do séc. XX, a Ordem dos Arquitectos inaugura uma exposição sobre Nuno Teotónio Pereira a 6 de outubro 2022, pelas 18 horas.
A exposição, denominada “Nuno Teotónio Pereira – “Do Sindicato à Ordem dos Arquitectos”, integra as comemorações do Dia Mundial da Arquitectura e do Centenário do Nascimento de Nuno Teotónio Pereira. Estará patente até ao dia 25 de Novembro.
A iniciativa “oferece a possibilidade de as pessoas aprofundarem uma das múltiplas facetas de actividade de empenhamento cívico do arquitecto Teotónio Pereira” – refere Ana Isabel Ribeiro, curadora da exposição.
Para a curadora, “é evidente a importância que a componente que o associativismo teve, para lá de todas as outras actividades. Naturalmente que as pessoas conhecem NTP pela arquitectura, nem tanto pelo seu associativismo, que foi uma realidade desde o congresso de 1948, período a partir do qual nunca mais dissociou a actividade profissional da prática associativa, da necessidade de criar, colectivamente, condições para o exercício da profissão.”
A exposição replica o trajecto de Nuno Teotónio Pereira possibilitando a compreensão do seu percurso desde estudante, a participação no Sindicato Nacional dos Arquitectos (SNA), no congresso fundador da UIA (União Internacional dos Arquitectos) e a transformação da Associação dos Arquitectos Portugueses numa instituição de direito público.
Gonçalo Byrne, Presidente da OA, a dimensão de Nuno Teotónio Pereira reflecte-se não só na sua obra, mas também no que fez no campo do associativismo, envolvimento que se mantém pertinente no contexto que vivemos hoje: “O Nuno vivia permanentemente preocupado com essa ideia da transformação, e tinha uma ideia clara de que a arquitectura pode representar um papel muito importante para essa transformação”.