Ética no Imobiliário
Inegociável. Esta, é a palavra que melhor define o quadro ético pelo qual me rejo. No mercado imobiliário de luxo, onde cada transação envolve valores financeiros muito substanciais para todas as partes envolvidas e as relações interpessoais são de extrema sofisticação, a ética assume um papel crítico. Não se trata tão-somente de um princípio abstrato e longínquo, mas de um fator determinante na construção de relações de confiança com clientes, parceiros de negócio e também entre colegas de profissão. A ética, posta em prática quotidianamente com integridade, gera confiança, o alicerce sobre o qual se ergue o sucesso sustentável de qualquer organização. Também a relação entre colegas de trabalho é fortalecida quando há um alinhamento de valores éticos.
É fácil prometer ética e integridade, mas, manter-se fiel a esses princípios, a longo termo, é um desafio constante. Pressões comerciais, interesses conflituantes e a tentação optar por atalhos podem comprometer a integridade profissional. É fundamental que todos ao agentes do negócio imobiliário estejam alinhados em termos de valores e tenham um sentido de propósito claro.
A cultura organizacional da empresa na qual se está integrado desempenha um papel crucial na promoção de comportamentos éticos entre colegas, parceiros, clientes e demais stakeholders. Um ambiente de trabalho ético promove a colaboração e reforça a coesão da equipa, gerando um impacto direto na qualidade do serviço oferecido.
É fácil afirmar que se adota uma postura ética, mas difícil é manter a integridade ao longo do tempo, especialmente em situações de pressão. As empresas precisam, não apenas de atrair profissionais competentes tecnicamente, mas priorizar aqueles com competências comportamentais alinhadas aos valores da organização.
Desafio particular, não sendo a ética um conjunto de regras rígidas, mas antes um guia para a tomada de decisões. O bom senso é fundamental para avaliar cada situação de forma individual e tomar a decisão mais correta/ética.
Empresas que cultivam uma cultura ética e de transparência, tendem a ter uma melhor reputação no mercado, atrair e reter os melhores talentos, e construir relacionamentos duradouros com seus clientes.
No mercado imobiliário de luxo (mas diria mesmo que em todos) a ética é um diferencial competitivo. Ao construir uma cultura organizacional ética e transparente, as empresas podem diferenciar-se de alguma concorrência e construir um legado de sucesso. A ética não é apenas um conjunto de regras, mas um estilo de vida que permeia todas as nossas ações. Como dizia no início: inegociável.
Carlos Mangas
Luxury Business Manager
Berkshire Hathaway HomeServices | Atlantic Portugal
Texto escrito com o novo Acordo Ortográfico