Centro de Interpretação Judaica “Isaac Cardoso”
O Centro de Interpretação Judaica “Isaac Cardoso” instalado num lote vazio inserido num quarteirão da malha urbana tradicional dentro de muralhas, numa área onde se julga ter sido a Judiaria de Trancoso, é mais um projecto da autoria dos arquitectos Gonçalo Byrne e José Laranjeira.
O Centro de Interpretação Judaica “Isaac Cardoso” que inclui a Sinagoga “Beit Mayim Hayim” partiu de uma iniciativa da Câmara Municipal de Trancoso que assim pretendeu criar um espaço de estudo, reflexão e conhecimento da presença hebraica nesta cidade (antiga vila medieval) e sobretudo das Beiras.
O projecto arquitectónico partiu da existência do lote de forma triangular em ruínas, onde foi construído um edifício que mantém a geometria do canto do quarteirão, com cunhal em ângulo agudo, marcando de forma clara a mudança de direcção definida pelo entroncamento de duas ruas - Rua do Poço dos Mestres e Travessa do Poço do Mestre.
O volume em granito, com uma estereotomia irregular e fenestrações diminutas, assume os planos das duas ruas.
Este carácter maciço é também assumido no desenho dos espaços interiores que se abrem como espaços “escavados”, como vazios esculpidos no interior de um grande prisma de pedra.
A sala principal, que remete para o espaço sagrado da Sinagoga Sefardita e que tem na Sinagoga de Tomar a sua inspiração mais evidente, eleva-se na massa pétrea do edifício, “crescendo” em toda a sua altura, deixando que a luz do sol entre, coada por um tecto onde a geometria complexa filtra e molda a percepção de espaço sagrado.
Ficha Técnica:
Centro de Interpretação Judaica “Isaac Cardoso”
Trancoso, 2006-2012
Cliente: PACETEG, S.A.
Área de construção: 499,00 m²
Valor da obra: 1.410 174,00 €
Projecto arquitectura: Arquitectos Gonçalo Byrne e José Laranjeira
Colaboração: Arquitectos Ana Abrantes, Doriana Reino e Tiago Oliveira.
Fotografia: Fernando Guerra | FG + SG Fotografia de Arquitectura