Mercado imobiliário português é muito grande e apetecível além-fronteiras e a eXp vai triunfar
Portugal foi a escolha da primeira internacionalização da gigante norte-america eXp e Guilherme Grossman, que assume a direcção da empresa, admite que a eXp tem uma vantagem competitiva grande e oferece com um modelo de negócio altamente inovador e diferenciador.
100% virtual, a mediadora imobiliária com melhor desempenho nos Estados Unidos e em 2020, acreditou nas potencialidades do nosso mercado, que apresenta-se hoje oficialmente ao país. Guilherme Grossman, explica ao Diário Imobiliário a estratégia da empresa.
Porquê a primeira internacionalização ser em Portugal?
A eXp existe há uma década e decidiu que em 2020 iria iniciar o seu percurso de internacionalização. Desde então abriu Canadá, Reino Unido, Austrália, Índia, África do Sul e México. Portugal é o 7º país no mundo e o 2º na Europa. Esta escolha foi muito consensual uma vez que Portugal é um país muito interessante, com enorme potencial de crescimento e muito atrativo para investidores internacionais.
Acredita que Portugal vai continuar a ser atractivo para investir em imobiliário?
Sem dúvida. As características que fizeram de Portugal um país tão atrativo mantêm-se, pelo que quando esta pandemia terminar e os investidores voltarem a ter a confiança e a liquidez necessárias, o imobiliário português vai voltar a ser a opção mais segura para investimento.
Qual o segmento e regiões onde pretendem actuar?
A eXp vai trabalhar de forma transversal em todos os segmentos e regiões, tanto no imobiliário residencial como comercial. O facto de sermos uma imobiliária virtual permite-nos abrir as portas em simultâneo em todo o país e sem custos acrescidos. Esta liberdade faz com que os nossos agentes possam trabalhar em qualquer região, sem concorrerem entre si porque todos trabalhamos para a mesma empresa. O modelo de negócio da eXp 100% virtual faz com que tudo esteja disponível à distância de um clique e que não existam distâncias. Somos uma equipa única e sem limitações de espaço.
Quais os objectivos que a eXp pretende alcançar em Portugal?
Temos objetivos muito ambiciosos. O Mercado português é muito grande e apetecível além-fronteiras, apesar do tamanho do país, e estamos confiantes que os objetivos vão ser alcançados. Apesar da pandemia a eXp não cancelou os seus planos de expansão e estamos muito felizes com a decisão que foi tomada porque os resultados estão à vista.
Temos mercado para tantas redes de mediação? Existe de facto produto suficiente para ir ao encontro dos objectivos da rede?
Acredito que sim. Pessoalmente já estou no Mercado da mediação imobiliária há vários anos e tenho acompanhado as diferentes fases de evolução. E se é verdade que nunca houve tantas redes como hoje, também é verdade que nunca o Mercado foi tão forte como é hoje. Acredito que existe produto suficiente para cada rede, mas também acredito que quem ousar ser diferente, e quem souber antecipar as necessidades dos clientes e do Mercado vai triunfar. Nesse aspeto, não tenho dúvidas que a eXp tem uma vantagem competitiva grande e oferece com um modelo de negócio altamente inovador e diferenciador.
Como vê o mercado imobiliário português para 2021?
Estamos confiantes. Apesar de tudo, acreditamos que o investimento em imobiliário continua a ser uma boa alternativa aos investimentos convencionais e quem tem oportunidade de investir vai continuar a faze-lo. Apesar de tudo, o Mercado nacional não registou quebras acentuadas e os imóveis não registaram níveis de desvalorização acentuados. Precisamos de perceber como vai reagir o Mercado ao fim das moratórias, mas acreditamos que rapidamente vamos voltar aos níveis pré-pandemia.