CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Sven Odia, CEO Global da Engel & Völkers - Fonte de imagem: Engel & Völkers

Engel & Völkers registou 1,2 mil milhões de euros em receitas de comissões do Grupo em 2022

15 de fevereiro de 2023

A Engel & Völkers, imobiliária alemã de intermediação de imóveis de luxo, registou cerca de 1,2 mil milhões de euros em receitas nas comissões do Grupo no ano de 2022. Foram intermediados bens imobiliários no valor de 39 mil milhões de euros, a nível mundial.

“Apesar do período de abrandamento verificado em 2022 no mercado imobiliário, o nosso desempenho em termos de volume de negócios igualou o do ano anterior, ultrapassando os 1,2 mil milhões de euros. Conseguimos também impulsionar a expansão internacional nos nossos principais mercados e aumentar o número de agentes que trabalham com a nossa marca", diz Sven Odia, CEO Global da Engel & Völkers. "No actual contexto do mercado, a experiência e o profissionalismo são os principais fatores diferenciadores quando se trata de reforçar a fidelidade dos clientes e ganhar uma quota de mercado ainda maior. Na segunda metade de 2022, reparámos que grande parte dos nossos agentes são atraídos pelo nosso expertise, bem como pelo apoio que prestamos na corretagem das propriedades. Existe uma grande confiança pela parte dos agentes na nossa marca globalmente estabelecida. Em 2023, pretendemos investir ainda mais na formação dos nossos agentes imobiliários e na expansão da nossa plataforma digital - com o objectivo de proporcionar aos nossos clientes o melhor aconselhamento possível, especialmente durante os períodos de crise".

Os bens imobiliários como uma garantia de estabilidade

"A guerra na Ucrânia e as consequências que dela advêm, como a escassez de matérias-primas, a crise energética, e o aumento da inflação e das taxas hipotecárias, fizeram com que 2022 trouxesse consigo uma conjuntura que ainda persiste. Este clima de incerteza levou, por sua vez, a uma certa relutância em comprar nalguns dos nossos mercados", diz Sven Odia. "No entanto, existe ainda uma grande procura de bens imobiliários - como um refúgio seguro e um investimento de capital que proporciona fiabilidade em termos de retenção de valor. Os imóveis são vistos como uma garantia de estabilidade, especialmente no segmento premium, utilizados como um método apelativo para a proteção dos ativos a longo prazo", acrescenta.

Entre janeiro e dezembro de 2022, a Engel & Völkers fechou mais 10% de transacções imobiliárias no segmento mais alto de imóveis de valor superior a 10 milhões de euros.

Juntamente com o desempenho estável das receitas do Grupo, o número de agentes imobiliários continua a crescer. Em 2022, juntaram-se à plataforma mais de 1.000 agentes e 53 lojas em todo o mundo.

"Disponibilizamos uma marca global e de renome, uma rede internacional, e uma plataforma espetacular que aproveita as mais recentes tecnologias. Esta oferta continuará a atrair muitos especialistas do mercado no futuro, o que, por sua vez, levará à contínua profissionalização do Grupo para o próximo nível. Estamos cautelosamente otimistas quanto aos desenvolvimentos neste próximo ano", conclui Sven Odia.