Empresa portuguesa desenha e produz cadeirão para o Papa Francisco
A empresa portuguesa Antarte criou o cadeirão que será utilizado pelo Papa Francisco durante a visita oficial a Timor-Leste de 9 a 11 de Setembro de 2024.
É a segunda vez que a Antarte produz cadeirões para os Papas, depois de ter materializado a cadeira de descanso de Bento XVI.
O convite para a criação desta peça surgiu do Presidente da República de Timor-Leste e Nobel da Paz, José Ramos-Horta quando se deslocou a Portugal em Abril do corrente ano para inaugurar oficialmente o Antarte Center e o Antarte Museum.
O cadeirão do Papa Francisco foi integralmente idealizada pela Antarte. Mário Rocha, que além de CEO tem a direção criativa da marca, definiu como linha essencial deste projeto respeitar o design intemporal que é a imagem da Antarte, criando uma peça que expressasse a nobreza institucional do Papa e respeitasse as diretrizes do Vaticano. A peça funde a mestria da produção artesanal com tecnologias de ponta, ambas no ADN da Antarte. A marca recorreu a fibras naturais, como o algodão e o linho, para os tecidos usados nos revestimentos do cadeirão. Foram produzidos em tear, numa mostra do respeito pelo saber da produção artesanal. Já a insígnia com o brasão do Vaticano colocada no topo da costa do cadeirão, foi feita com recurso a impressão 3D de última geração para obter alta definição em cada pormenor do brasão.
O projecto envolveu uma equipa de 14 profissionais de diversas valências e mais de 180 horas de trabalho. Também foi criado um cadeirão para o chefe de estado de Timor-Leste. Esta peça personalizada com o brasão de armas do país, destina-se a ser utilizada por José Ramos-Horta no momento da receção oficial ao Papa Francisco.
Esta é a segunda cadeira criada pela Antarte para os Papas, depois de, em 2010, ter produzido a cadeira de descanso do Papa Bento XVI, para a visita do sumo pontífice ao Porto, a 14 de maio desse ano. Foi a primeira de uma série de peças criadas pela Antarte para personalidades nacionais e internacionais de referência, como José Mourinho, o ex-presidente da República Cavaco Silva ou o mister Fernando Santos.
Para Mário Rocha, fundador e CEO da Antarte,"era irrecusável o convite do Sr. Presidente da República de Timor-Leste, Dr. José Ramos-Horta, para produzirmos o cadeirão do Papa Francisco na primeira visita oficial de um Papa àquele país. Uma marca com apenas 25 anos tem de sentir um enorme orgulho em ter criado peças personalizadas para dois Papas, em pouco mais de uma década. É algo que prestigia o nome de Portugal e mostra a qualidade excecional do mobiliário da Antarte, uma marca de know-how 100 por cento português".
Mário Rocha, CEO da Antarte, liderou a equipa que desenhou e produziu o Cadeirão do Papa Francisco