
Eleições na APEMIP: Patrícia Barão e Gustavo Soares disputam presidência para o triénio 2026-2028
A Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP) vai realizar eleições dia 4 de Dezembro, para escolher a nova direcção nacional para o triénio 2026-2028. Duas listas estão em disputa, lideradas por Patrícia Barão e Gustavo Soares, ambos com percursos consolidados no sector imobiliário.
A lista de continuidade é encabeçada por Patrícia Barão, actual vice-presidente da APEMIP e recém-nomeada partner e head of residential da consultora DILS. Com mais de 20 anos de experiência, passou por cargos de direcção no grupo Espírito Santo Property e na Herdade da Comporta, tendo criado e liderado a área residencial da JLL em Portugal. É também fundadora da WIRE Portugal (Women in Real Estate) e docente no ISEG, onde coordena o curso de Consultoria Imobiliária. O actual presidente, Paulo Caiado, integrará a lista como vice-presidente, e Reinaldo Teixeira, CEO da Garvetur e presidente da Liga de Futebol, presidirá à Mesa da Assembleia Geral.
A lista concorrente é liderada por Gustavo Soares, empresário e gestor com mais de duas décadas de experiência. Licenciado em Gestão pela Católica Business School, é responsável pela implementação e expansão da marca Engel & Völkers no Porto, distinguida várias vezes como a operação nº1 da rede em Portugal. Antes, foi Managing Director da Portugal Sotheby’s International Realty, onde conduziu uma reestruturação que consolidou a marca no segmento de luxo, e colaborou com a ERA Portugal, apoiando a criação e consolidação de mais de 50 empresas de mediação.
Na sua candidatura, sob o lema “APEMIP de Todos para Todos”, Gustavo Soares propõe fortalecer a associação como referência no sector, promovendo “credibilidade, ética e transparência na mediação imobiliária” e garantindo equilíbrio entre mediadores independentes e redes empresariais.
A APEMIP, criada em 2004, representa actualmente o principal organismo do sector da mediação imobiliária em Portugal, sucedendo ao antigo Grémio dos Mediadores, extinto em 1974. A (ou O) nova(o) presidente eleito tomará posse em Janeiro de 2026.












