Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Eixo Norte/Sul, CM de Loures, FOCUS Group

Eixo Norte/Sul, CM de Loures, FOCUS Group

Eixo Norte/Sul é o novo projecto que vai trazer mais 152 habitações para a Grande Lisboa

16 de abril de 2024

Num total de 16 edifícios e 152 habitações, o Eixo Norte/Sul é um projecto promovido pela Câmara Municipal de Loures, num investimento de cerca de 22 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para habitação a custos controlados.

O conjunto habitacional junto ao Eixo Norte/Sul, na Freguesia de Camarate, tem projecto urbanístico e arquitetónico do FOCUS GROUP. 

Com uma área total de construção de 14.280 m2, o Conjunto Habitacional é constituído por oito blocos, cada um organizado em dois edifícios contíguos, com quatro pisos, num total de 16 edifícios e 152 habitações. Em termos de tipologias, o projecto prevê 56 T1, 45 T2, 48 T3 e 4 T4.


Eixo Norte/Sul, CM de Loures, FOCUS Group

O FOCUS GROUP, que havia ganho o concurso público promovido pela Câmara Municipal de Loures e assessorado pela Ordem dos Arquitetos - Secção Sul, entregou já o projecto de execução ao município, devendo o arranque das obras ter lugar ainda em 2024.

Cada bloco é composto por dois edifícios, com acessos independentes, e dois ou três apartamentos por piso. Todos os pisos térreos de embasamento dos lotes do Conjunto Habitacional destinam-se a habitação, à excepção de um dos edifícios em que está prevista para a instalação de comércio ou serviços, estando garantida também a existência de 174 lugares de estacionamento exteriores.


Eixo Norte/Sul, CM de Loures, FOCUS Group

Paralelamente ao desenvolvimento deste conjunto habitacional, o FOCUS GROUP, através dos seus departamentos de Urbanismo e Paisagismo, elaborou também o projecto de loteamento de toda a área de intervenção, com a criação de espaços públicos de convívio e lazer diferenciados e o ordenamento paisagístico.

Nuno Malheiro da Silva, gestor de um grupo com uma vasta experiência neste domínio, quer em Portugal como no estrangeiro, sublinha em relação a este projecto de notável dimensão: “A crise da habitação com que o país se confronta resulta da falta de oferta. Houve um desinvestimento brutal na construção de habitação nova. Daí que que seja imperioso aumentar a oferta pública e criar incentivos para os privados construírem nos segmentos mais necessários e carenciados. O projeto da Câmara de Loures não só procura dar resposta à falta de habitação pública no concelho, mas ordenar urbanisticamente um território que nem sempre cresceu de forma planificada. E, nesse particular, constitui um caso exemplar...”.

PUB
AYH MAP2025
PUB
PUB
AYH MAP2025Newsletter
Habitação
Arrendar casa em Portugal ficou 3,5% mais caro em Junho, com Coimbra a liderar subidas
2 de julho de 2025