CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Opinião

Gonçalo Ferreira, Director de Operações da Master Vantagem

Eficiência Energética no Setor Imobiliário: Como Reduzir Custos e Volatilidade

25 de fevereiro de 2025

A eficiência e otimização energética são pilares absolutamente fundamentais para a sustentabilidade financeira de qualquer operação, negócio ou empresa imobiliária. Os custos energéticos representam uma das principais fontes de despesas de qualquer empresa no ramo, pelo que o seu controlo, redução e otimização sempre constituíram prioridades. Com efeito, a crescente volatilidade dos preços da eletricidade e gás natural torna ainda mais urgente a adoção de práticas mais eficientes e estratégicas de gestão energética.

A Energia como Fator Decisivo no Mercado Imobiliário

O peso dos custos energéticos sempre tornou a sua redução uma prioridade para qualquer empresa do setor que procure otimizar as suas margens e tornar o seu negócio mais rentável. Em Portugal, o setor imobiliário tem-se destacado como um dos maiores consumidores de energia, tendo registado um consumo médio de 381 775 737 kWh por hora em 2022, segundo a Pordata. Este número revela não só o peso dos custos energéticos no funcionamento diário de edifícios e empreendimentos, como também a grande oportunidade para as empresas otimizarem o seu consumo energético e de melhorarem o seu desempenho financeiro a longo prazo.

O Desafio da Volatilidade

Devido a tensões geopolíticas e a flutuações nos mercados internacionais, os preços da energia têm-se tornado cada vez mais instáveis e voláteis, o que representa um desafio muito significativo para todo o setor. Sem uma estratégia de gestão eficiente, os custos podem tornar-se imprevisíveis e onerosos, o que prejudicará gravemente a sustentabilidade financeira. Desta forma, é essencial que que a adoção de soluções, estratégias e ferramentas que permitam maior controlo sobre os custos energéticos e minimizem os impactos dessa volatilidade.

Melhorar a Eficiência

A eficiência energética no setor imobiliário pode ser alcançada através de diferentes soluções. Entre estas, encontram-se investir em tecnologias mais eficientes, como sistemas de iluminação LED, isolamentos térmicos melhorados e equipamentos de climatização de baixo consumo. Existem também várias soluções contratuais, tais como contratos de fornecimento energético que protejam contra flutuações de preços, garantindo previsibilidade e estabilidade nos custos.

Entre estas soluções está uma desenvolvida pela Master Vantagem para apoio a empresas na otimização dos seus gastos energéticos, facilitando o controlo de contratos e promovendo poupanças. Este exemplo destaca como as novas tecnologias podem ser uma ferramenta prática e acessível para enfrentar os desafios energéticos do setor imobiliário, garantindo maior eficiência e sustentabilidade.

Ao inserirem o seu consumo de energia na plataforma, os clientes conseguem ver em tempo real a atualização de preços e a poupança com base no consumo inserido inicialmente. Desta forma, o Market Dealers permite um controlo mais eficiente dos gastos energéticos, otimizando o consumo de gás e eletricidade das empresas imobiliárias.

A plataforma fomenta a concorrência entre fornecedores, garantindo preços mais competitivos e previsíveis. Assente na negociação direta entre fornecedores e consumidores, reduz a dependência de intermediários e mitiga riscos.

Num setor de elevado consumo de energia como o imobiliário, este modelo baseado na transparência e autonomia garante um maior controlo sobre os contratos, tornando a gestão mais simples e a transforma este custo numa vantagem estratégica.

Gonçalo Ferreira 

Diretor de Operações da Master Vantagem

*Texto escrito com novo Acordo Ortográfico