
Rui Torgal, CEO da ERA Portugal
ERA revela que alcançou os melhores resultados trimestrais e semestrais da sua história
A facturação no 2.º trimestre da rede de mediação imobiliária ERA, fixou-se nos 32 milhões de euros, mais 28% face ao período homólogo de 2024 e 14% em relação ao 1º trimestre. Trata-se do melhor resultado trimestral de sempre para a rede em Portugal.
Na divulgação dos seus resultados, a rede indica que um dos destaques foi o mês de Junho, que registou a segunda maior facturação mensal desde a criação da empresa - com mais de 11 milhões de euros em comissões imobiliárias (+29% face a Junho de 2024).
A rede refere ainda que também o 1.º semestre de 2025 surge como o melhor da empresa ao atingir os 59,5 milhões de euros.
A ERA ultrapassou as 6400 transacções no 1º semestre do ano, um crescimento de +12% em relação ao mesmo período em 2024.
Ou seja, um volume total de negócios de 1.200 milhões de euros e um ticket médio dos imóveis residenciais de 225 mil euros.
Ainda assim, o aumento do ticket médio desacelerou no 2º trimestre ao subir apenas +3,7% face ao 1º trimestre (período com +5,8%).
A escassez de oferta continua a sentir-se, de momento num período de estagnação, o que explica a desaceleração dos preços de venda.
Registou-se uma ligeira recuperação face ao 1º trimestre do ano de 2025, com uma subida de +1% nas angariações. Ainda assim, estes números estão aquém dos registos do período homólogo em 2024.
De Janeiro a Junho de 2025, a ERA angariou perto de 18 000 novos imóveis para venda, arrendamento ou trespasse.
A tendência anteriormente identificada manteve-se e acentuou-se no 2º trimestre do ano.
Em linha com as novas medidas do Governo para o Imobiliário de incentivo à compra de casa, sobretudo em segmentos mais jovens, a ERA registou mais de 180 mil novos clientes compradores neste 1º semestre, o que representa um aumento de +23% na comparação com os primeiros seis meses de 2024.
Do lado da oferta, a rede teve 33 mil potenciais clientes vendedores (+3% face ao semestre anterior).
O perfil internacional dos clientes da ERA manteve-se estável face ao ano anterior, registando-se apenas uma alteração relevante: a entrada dos Estados Unidos no TOP 5 de clientes estrangeiros em substituição da Alemanha.
O TOP 5 de clientes estrangeiros no 1.º semestre de 2025 é composto por:
- Brasil (representa já cerca de 2% dos compradores)
- Reino Unido
- França
- Angola
- Estados Unidos
No 1º semestre de 2025, verificou-se ainda um crescimento de +13% no número de compradores de nacionalidade portuguesa em comparação com o período homólogo de 2024.
“Os resultados deste semestre são um reflexo do nosso compromisso contínuo com a excelência e a inovação. Embora o mercado imobiliário continue a apresentar desafios estruturais em Portugal, tenho tido uma visão muito otimista sobre o futuro da rede ERA e, felizmente, temos estado à altura. Temos conquistado quota de mercado e a nossa estratégia de reposicionamento da marca e diversificação do negócio, bem como as táticas aplicadas localmente pelas várias equipas, com apoio de novas ferramentas digitais, têm sido fundamentais para o sucesso de uma empresa e marca históricas que continuam a fazer história todos os dias”, explica Rui Torgal, CEO da ERA Portugal.