CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Branded Content

Obras

Dicas para evitar erros ao pedir um empréstimo para obras

18 de novembro de 2024

Se a sua casa lhe está a implorar por obras que a valorizem e lhe permita oferecer um maior conforto aos seus ocupantes, mas não quer cometer erros quando fizer um pedido de crédito obras, então veio ao lugar certo.

Ao longo das próximas linhas, vamos deixar-lhe um guia em seis passos para que evite erros ao pedir um crédito para financiar a empreitada de que a sua casa tanto necessita.

6 passos para evitar erros ao pedir um empréstimo para obras de requalificação de sua casa

1º Passo: Defina as obras a realizar

O primeiro passo a dar deve ser a definição de todas as obras a realizar na sua habitação para que possa construir, com maior clareza, o orçamento.

2º Passo: Faça um orçamento com auto de medição

Para que possa pedir um montante de financiamento suficiente para a realização de todas as obras que tem em mente, deve, após definir as obras a realizar, começar a contabilizar os gastos associados.

Nesse sentido, faça uma pesquisa de mercado sobre o preço dos materiais e peça orçamentos com auto de medição a empreiteiros.

Com auto de medição porquê?

O auto de medição é, na prática, um documento que controla e avalia, de forma regular, o andamento de uma obra num determinado período de tempo permitindo ao dono da obra e ao empreiteiro não só analisarem o andamento da obra, como realizarem pagamentos, algo importante para uma melhor gestão dos seus gastos.

Com estes valores em mãos, já terá uma ideia mais fidedigna de quanto terá de pedir ao banco.

Nota: no âmbito de um pedido de crédito para obras, a instituição de crédito vai requisitar-lhe um orçamento detalhado das obras a realizar.

3º Passo: Calcule a sua taxa de esforço

Antes de partir para a contratação de uma qualquer solução de financiamento, aconselhamos a que calcule a sua taxa de esforço de modo a perceber qual o impacto que esta terá no seu orçamento mensal.

A fórmula que deve seguir para este cálculo é:

Encargos financeiros com as prestações de crédito / Rendimento Líquido Total do Agregado x 100

Por exemplo, imagine que o seu rendimento mensal anda na ordem dos 1400 euros e o empréstimo que tem em vista o vai obrigar ao pagamento de uma prestação mensal de 400 euros.

Neste caso, a sua taxa de esforço será de:

400/ 1400 x 100 = 28%

Na prática, esta percentagem indica-lhe que, ao longo da duração do crédito obras que contratar, 28% do seu orçamento mensal estará alocado ao pagamento de encargos financeiros.

Com a sua taxa de esforço em mãos, será mais fácil fazer comparações entre diferentes créditos obras.

4º Passo: Faça comparações entre diferentes créditos obras

Apesar de também poder utilizar um crédito pessoal sem finalidade específica para financiar obras em casa, aconselhamos a que procure um crédito obras, solução criada para financiar, especificamente, obras de requalificação e reparações em imóveis que oferece taxas de juro mais competitivas, prazos de reembolso em linha com as suas necessidades e que só começa a pagar após o término das obras, o que lhe dá mais espaço de manobra para poupar.

Feita esta ressalva, para encontrar o crédito obras que melhor servirá os seus intentos, faça comparações utilizando os simuladores online que encontra nas páginas das entidades financeiras.

Para o efeito, abra um motor de busca no seu smartphone ou PC e digite expressões como “crédito obras” ou “empréstimo para obras” e clique na tecla enter.

Por exemplo, se decidiu entrar na página de crédito obras do Credibom, vai deparar-se com um simulador onde poderá calcular o valor da prestação mensal em função da escolha de montantes de financiamento que vão dos 5 mil aos 50 mil euros e prazos de reembolso entre 24 e 84 meses.

Além de ficar a conhecer o valor da prestação mensal, este simulador dá-lhe a conhecer as taxas de juro envolvidas (TAN e TAEG), o MTIC (Montante Total Imputado ao Consumidor) e ainda lhe permite passar à contratação imediata do crédito.

5º Passo: Leia a ficha FINE

De forma a perceber se o anunciado pela instituição de crédito é igual àquilo que consta do contrato que está prestes a assinar, deve ler com muita atenção a ficha FINE (Ficha de Informação Normalizada Europeia), documento que, na prática, o informa de todas as condições presentes no contrato de crédito.

6º Passo: Liberte os pagamentos conforme o andamento da Obra

Como já sublinhamos no passo 3, ao pedir um orçamento com auto de medição, vai ter em mãos uma ferramenta que lhe permitirá libertar os pagamentos das obras à medida que determinadas etapas vão sendo concluídas.

Além da segurança de saber que só pagará o que está terminado, nesta modalidade pode gerir da melhor forma o empréstimo.