CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

Habitação

Como gerir a venda e compra de uma casa ao mesmo tempo

25 de agosto de 2022

Vender uma casa para comprar outra em simultâneo é muitas vezes complexo. Entre encontrar um comprador, tratar de toda a burocracia, encontrar uma nova habitação e conseguir que todos os momentos se alinhem, o processo pode tornar-se frustrante. A plataforma digital Casavo partilha alguns conselhos para facilitar o processo, de forma ágil e rápida:

  1. Procurar a zona onde pretende viver: em primeiro lugar, antes de pensar em vender o próprio imóvel, importa ter em mente onde quer viver e definir os critérios desejados: se é perto ou longe do centro, a qualidade dos acessos e da rede de transportes públicos, a diversidade de serviços, ou a presença de espaços verdes.
  2. Definir o preço para colocar a casa à venda: de forma a realizar a venda da propriedade mais rápido para ter liquidez para a nova compra, é necessário definir um preço adequado e atractivo. Assim, investigar os valores de casas com características semelhantes na zona, através de portais de venda de imóveis, e perguntar aos vizinhos sobre a sua experiência são boas formas de ter a noção do mercado, devendo sempre ter em consideração que o valor final de venda dos imóveis é em média 5 a 10% inferior ao valor do anúncio nos portais de venda. Outra questão a considerar é o estado actual da habitação e se sofreu renovações recentemente, o que poderá ter um impacto positivo na valorização. Soluções como a Casavo permitem a avaliação instantânea do imóvel e apresentam uma oferta dentro de 48 horas, acelerando o processo e assegurando a liquidez necessária para a próxima fase.
  3. Reunir as condições necessárias: o processo de venda envolve muita burocracia, pelo que é recomendável recolher a documentação necessária previamente, como a Certidão do Registo Predial, a Caderneta Predial Urbana, a planta do imóvel, a licença de utilização, o certificado energético e a ficha técnica de habitação. Além disso, existem diversas despesas associadas que se devem ter em conta: na venda, o imposto sobre as mais-valias imobiliárias, o pagamento da comissão da agência imobiliária e todas as despesas com documentação; e na compra, o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e o Imposto de Selo (IS).
  4. Procurar uma solução de compra e venda integrada: o processo de vender e comprar casa em simultâneo pode trazer vários riscos, associados à demora em burocracias, ou desfasamento de períodos. Assim, procurar uma solução integrada de venda da casa actual e compra da nova casa na mesma plataforma digital residencial poderá ser uma boa opção, permitindo efetuar todo o processo em simultâneo. Ao comprar diretamente os imóveis aos proprietários e deter o seu próprio portefólio de casas prontas a habitar, a plataforma da Casavo permite realizar a operação de compra e venda de forma integrada, evitando, assim, o risco associado ao processo.
  5. Encontrar um especialista em imobiliário: vender a casa actual para comprar uma nova pode levar meses. No entanto, o processo torna-se mais rápido, se for levado a cabo por profissionais especializados, que têm maior conhecimento do mercado e ajudam a definir o valor das ofertas de compra e venda. O recurso a estes peritos permite uma gestão otimizada dos processos burocráticos, um aconselhamento e acompanhamento ao longo deste tempo e oferece soluções de compra e venda rápidas.