Chegaram as casas modulares e impressas em 3D para todos os gostos e carteiras
Com base numa tecnologia de construção modular e impressão 3D, a Litehaus lança no mercado uma linha que permite construir casas funcionais em menos de seis meses, a cerca de 1500 euros por metro quadrado.
A Litehaus surge assim como uma opção acessível para os jovens que procuram a sua primeira casa. A empresa está a liderar a inovação no sector imobiliário ao utilizar tecnologia para que os jovens portugueses possam adquirir ou construir a casa dos seus sonhos a um preço mais baixo do que aquele praticado tradicionalmente.
Nesse sentido, disponibiliza uma gama de vinte e dois modelos de casas personalizáveis, que destacam-se pela sua rápida construção (70% superior aos métodos habituais), sustentabilidade (90% mais sustentáveis, com um consumo de água e emissões de CO2 significativamente inferior às casas tradicionais) e design irreverente, que combina arte, arquitetura, criatividade e tecnologia. Além disso, todo o processo, desde o design à entrega, é totalmente transparente, devido à utilização de tecnologia de ponta. Estes modelos podem ser construídos através de impressão em 3D ou fabricação modular, dependendo das características do terreno e dos desejos e exigências dos clientes.
“O índice de custos de construção de habitação nova em Portugal aumentou 3,4% em termos homólogos em maio de 2024, devido principalmente a uma subida significativa dos custos de mão de obra, que aumentaram 8,5%. O Sindicato da Construção de Portugal alertou que a falta de mão de obra qualificada está a atingir um limite no setor, que já precisa de 90 mil trabalhadores e actualmente depende de funcionários estrangeiros não qualificados. Ao automatizar o processo de construção, a Litehaus pode reduzir significativamente a necessidade de mão de obra manual, permitindo-nos concluir projetos de forma mais eficiente e económica” afirma Simi Launay, co-fundadora e directora criativa da Litehaus. “Utilizamos tecnologias como a construção modular e a impressão 3D para construir casas funcionais e de alta qualidade em menos de seis meses, a 50% do custo da construção tradicional, cerca de 1500 euros por metro quadrado”, adiciona.
A empresa espera ainda que o governo aprove a redução do IVA de 23% para 6% e permita a construção em terrenos rústicos, medida que poderia beneficiar ainda mais os jovens compradores.
O Decreto-Lei n.º 44/2024, de 10 de Julho, visa facilitar o acesso à habitação própria para jovens até aos 35 anos, proporcionando uma garantia estatal que cobre até 15% do valor da transação da propriedade. Esta medida, que entrou em vigor no dia 1 de Agosto, nasceu do contexto de crise habitacional que Portugal está a atravessar, com os preços das casas a aumentarem significativamente desde 2015 e a necessidade de construir 45 mil novas casas por ano para equilibrar a oferta e a procura.