Chalet Ficalho, em Cascais: A reabilitação de um edifício histórico num alojamento local do outro mundo
Construído em 1887, por ordem de António Máximo da Costa e Silva, barão e visconde de Ovar, e a mulher Maria Josefa de Mello, futura condessa de Ficalho, o chalet acolheu desde então diversas gerações de descendentes do casal. O projecto original destacava-se numa Cascais que se tornava, cada vez mais, o lugar de refúgio da elite abastada da capital, em particular, quando a família real trocou as estâncias de veraneio na praia de Algés pela mais recatada vila de pescadores da Costa do Estoril.
Uma particularidade que distinguia a propriedade à época era o magníficoco jardim que possuia, dotado de uma variedade enorme de espécies florestais, ou não fosse o pai de Dona Maria Josefa de Mello um dos fundadores do Jardim Botânico de Lisboa.
Com o passar dos anos, a propriedade sofreu aquilo que é muito frequente em casas desta dimensão: a dificuldade de gestão e os custos da sua manutenção. A excelência da sua arquitectura original e a sua localização no centro da cosmopolita Cascais, colocaram a sua transformação de casa de família em Guest-House como um projecto viável, necessário, natural.
Situado no Centro Histórico de Cascais, em pleno coração do Bairro dos Museus, o projecto de reabilitação e adaptação do imóvel à sua nova função foi entregue ao arquitecto Raúl Vieira e as obras prolongaram-se por dois anos. Segundo este, as características principais, tanto interiores e exteriores, mantiveram-se, apesar do “trabalho de restauro muito profundo”, que se estendeu às madeiras e aos móveis.
“Tem uma identidade nova, mas preservámos todas as características de uma casa do século XIX”, referiu a uma revista da especialidade. Os azulejos, o chão, as pinturas, os vidros, as portadas, os lustres e as peças de mobiliário foram todas restauradas.
O edifício de três andares possui nove amplos quartos, todos com uma casa de banho privativa, e várias salas espalhadas pelos diferentes andares.
O jardim exterior, agora com uma uma piscina de grande tranquilidade e recato, está a ganhar aos poucos a nobreza que esteve na sua génese.
Os preços deste notável alojamento local, com dormida e pequeno almoço continental, variam entre os 225 e os 405 euros em quarto duplo.