CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

Rua Wanda Ramos - Olaias - Lisboa. Imagem Google StreetView

Católicos formam “Grupo Habitação e Habitat” para “mitigar a crise habitacional em Portugal”

28 de março de 2025

Sete instituições católicas, dois investigadores, um activista e um padre decidiram criar o Grupo Habitação e Habitat (GHH). Objectivo: “mitigar a crise habitacional em Portugal”. A iniciativa, inédita na Igreja em Portugal, surgiu a partir da “Carta da Habitação” – documento elaborado por algumas dessas instituições em 2022 – e agora a dar os primeiros passos - refere o jornal católico online “setemargens.

Segundo Daniel Lobo, arquitecto urbanista e membro da Comissão Justiça, Paz e Ecologia (CJPE) dos Institutos Religiosos de Portugal, e um dos promotores da iniciativa, referiu àquele periódico, o Grupo Habitação e Habitat pretende “ser ponte para uma visão e intervenção de esperança, mais justa, pacífica e integral, ao serviço do bem comum, com particular atenção aos que estão em situação de precariedade habitacional e migratória”.

Além da CJPE, integram o “Grupo Habitação e Habitat” a Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), a Cáritas Portuguesa, a Cáritas Diocesana de Lisboa, o Centro Padre Alves Correia (CEPAC), a Pastoral dos Ciganos – Secretariado Diocesano de Lisboa, o Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS), os investigadores Gonçalo Antunes e Rogério Roque Amaro, o activista pelo direito à habitação António Ricardo, e o padre Eduardo Novo, da Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição.

O grupo identificou como acção prioritária “conhecer as soluções de alojamento social oferecidas e apoiadas pelas organizações da Igreja Católica em Portugal, começando pelos Institutos Religiosos”.

Após o levantamento dessa realidade, o GHH procurará desenvolver outras iniciativas que atenuem a triste realidade que é a habitação em Portugal.