
Casa do Feital. Foto de Joseolgon em Wikimedia
Casa do Feital em Braga classificada como monumento de interesse municipal
A Casa do Feital, na União de freguesias de Merelim S. Pedro e Frossos, Braga, apontada como um “notável exemplar” da arquitectura senhorial de Portugal, já está classificada como monumento de interesse municipal, segundo edital hoje publicado em Diário da República.
No edital, o presidente da Câmara de Braga, João Rodrigues (PSD), dá conta de que a classificação foi aprovada, por unanimidade, pelo executivo, na reunião de 10 de Novembro.
Segundo a Câmara, a Casa do Feital é também “um dos mais singulares edifícios” do concelho do período barroco.
Para o município, trata-se de um “exemplar ímpar, com reconhecido valor próprio e interesse relevante para a permanência e identidade do património cultural e arquitectónico” do concelho.
A Casa do Feital foi edificada nos finais do século XVIII por D. João Pereira Forjaz Coutinho, servindo nessa época como pavilhão de caça.
Mais tarde, foi adaptada a residência, sendo usada como casa de Verão pela família da Casa dos Biscainhos.
Manteve-se na posse daquela família durante várias gerações, até ser vendida, nos inícios de século XXI, à empresa Sernis – Soluções Tecnológicas, com sede em Braga, desconhecendo-se se, entretanto, houve nova mudança de proprietário.
A Casa do Feital está identificada no Inventário do Património Arquitectónico do concelho de Braga desde 1993.
Lusa/DI












