CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Foto cortesia Projecto Biodiversidade

Cabo Verde: temporada de nidificação de 2022 soma 114 000 nascimentos de tartarugas-comum

22 de março de 2023

A ilha do Sal registou quase 40 000 nascimentos, enquanto na Ilha da Boa Vista ocorreram mais de 76 000.

A tartaruga-comum ou Caretta Caretta está internacionalmente classificada como vulnerável e apresenta uma alta probabilidade de se tornar numa espécie em perigo de extinção.

Projecto Biodiversidade e Bios.CV, organizações cabo-verdianas para a conservação do ambiente, acabam de apresentar os resultados satisfatórios da temporada de nidificação da tartaruga-comum de 2022. Ambas as entidades contam há vários anos com o apoio da cadeia hoteleira RIU Hotels & Resorts, que opera seis hotéis no destino e tem entre os seus objectivos a proteção e conservação da sua biodiversidade. Os nascimentos ocorreram nas ilhas do Sal e Boa Vista, em Cabo Verde, arquipélago que se consolidou com uma das populações reprodutoras desta espécie mais importantes do mundo.


Foto cortesia bioscaverde.com


Esta temporada, a ilha da Boa Vista albergou 60 % do total dos nascimentos de tartarugas de Cabo Verde, com 32 868 ninhos. Destes, 6091 permaneceram sob o cuidado da Bios.CV dentro da Reserva Natural das Tartarugas. A unidade de criação apresentou altos índices de sucesso, com a libertação de 38 480 crias no mar. Além disso, a Bios.CV conseguiu monitorizar 2595 destas tartarugas e resgatar 13 exemplares da morte. Por outro lado, a entidade fez experiências nos ninhos para procurar soluções para a grave ameaça que envolve o aquecimento global.

Por sua vez, o Projeto Biodiversidade registou um total de 16 033 ninhos na ilha do Sal. Destes, 1715 estiveram distribuídos pelas 5 unidades de criação da entidade, que libertou 76 231 crias no mar. A de maior tamanho, que se encontra na praia à frente dos hotéis que a RIU tem na ilha, albergou mais de metade destes ninhos. Por outro lado, foi patrulhado um total de 24,2 km da costa na ilha e foram monitorizadas 4266 tartarugas. Na ilha do Sal, todos os ninhos das zonas urbanizadas estão protegidos em unidades de criação, as quais desempenham um papel fundamental e minimizam o impacto do turismo e da poluição luminosa.

Outro marco importante nesta temporada foi a redução dos números de caça de tartarugas, que passou das 440 capturas de 2021 para as 135 de 2022. Para uma maior protecção dos ninhos, os viveiros contam com a monitorização e vigilância dos voluntários da Bios.CV e Projeto Biodiversidade.

O contributo da RIU para este projecto enquadra-se no objectivo da cadeia hoteleira de aumentar o seu investimento social em todos os destinos em que exerce a sua actividade, o que permite equilibrar a sua presença empresarial e o seu envolvimento no desenvolvimento local.