
Foto cortesia Brisa
Brisa passa a deter 100% da Via Verde
A Brisa vai comprar 25% da Ascendi na Via Verde e passa a deter 100% da sociedade.
A Brisa chegou a acordo com o grupo Ascendi para a compra dos 25% que detém na Via Verde, passando a deter a totalidade do capital social, anunciou hoje a empresa, em comunicado.
“O Grupo Brisa e a Ascendi chegaram a acordo para a compra dos 25% do capital social que a Ascendi detém na Via Verde”, referiu, acrescentando que “com esta operação” passará a deter “a totalidade do capital social da Via Verde”.
O acordo está ainda “sujeito à aprovação da Autoridade da Concorrência e do Banco de Portugal”, adiantou, sem revelar valores do negócio.
A Brisa já tinha comprado a participação da SIBS na sociedade, em 2021, ficando-lhe apenas a faltar a posição da Ascendi para controlar a Via Verde na totalidade.
O capital da Ascendi é controlado pela Ardian, uma sociedade independente de investimento privado sediada em França e que gere activos na Europa, América do Norte e Ásia, lembrou a Brisa.
Com mais de 50 anos, a Brisa Auto-Estradas de Portugal opera 5 concessões em Portugal ao longo de 1.500 km e 24 áreas de serviço em operação. O portefólio do Grupo Brisa inclui activos divididos em cinco áreas de negócios: concessões, serviços rodoviários, tecnologia para a mobilidade, inspecções de veículos e negócios internacionais.
Lusa/DI