CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Futuro Vila Galé Collection Ouro Preto - Imagem Iepha-MG

Brasil: Grupo Vila Galé vai abrir um hotel «Collection» em Ouro Preto

23 de maio de 2023

O segundo maior grupo hoteleiro nacional anunciou uma nova unidade no Brasil, a primeira no estado de Minas Gerais e e o 11.ª em território brasileiro.  O primeiro empreendimento do grupo no Estado mineiro será localizado no antigo colégio Dom Bosco, no distrito de Cachoeira do Campo, o mais populoso do município. O investimento será de 80 milhões de Reais (cerca de 15 milhões de euros), gerando 120 empregos permanentes directos e 600 postos de trabalho indirectos.

“Estamos muito contentes de ter nosso primeiro hotel nesse Estado tão rico de cultura e história. Vamos fazer o que mais me dá prazer: a conversão de patrimónios históricos, será um resort de campo com muita oferta gastronómica e de recreação, sobretudo para famílias com crianças”, afirmou  o CEo do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida na cerimónia oficial de anuncio da futura unidade, que contou com a presença do Governo de Minas Gerais, dos representantes Salesianos, Deivisson Costa e Padre Moacir Scari, do Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, entre outros convidados.


Imagem Iepha-MG


Um património histórico

O colégio Dom Bosco é um prédio histórico listado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e cujo início da construção remonta ao ano de 1779. A edificação será restaurada e fará parte da linha Collection, composta por hotéis boutique, que dão ênfase à exclusividade, à cultura e à arte.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, a vinda da Vila Galé a Ouro Preto vai beneficiar não apenas os moradores da cidade, mas toda a população mineira. “Um empreendimento deste porte, com a segunda principal rede de hotéis de Portugal, vai projectar ainda mais Minas Gerais no país e internacionalmente. A chegada da Vila Galé é extremamente importante para o Estado, porque tende a movimentar a economia da criatividade e toda a rede do turismo que ela sustenta, gerando emprego e renda em todo o território”, declarou Leônidas de Oliveira.


Brasão de Portugal Esculpido pelo Aleijadinho em 1799 na porta do antigo quartel - Wikimedia


A edificação – que foi quartel da Polícia Militar entre 1775 a 1891, quando foi transformada em uma escola Salesiana – será reformada para abrigar o primeiro hotel histórico de campo da rede hoteleira no Brasil.


Imagem Iepha-MG


O empreendimento, que contará com 182 quartos numa primeira fase, ganhando mais 46 posteriormente está integrando numa propriedade de 195 hectares onde serão construídas áreas experimentais de vinhas e olivais, trilhas ecológicas com cascatas, etc. As obras de restauro e ampliação devem começar no último trimestre de 2023. A inauguração está prevista para 30 de Dezembro de 2024.

A nova unidade Collection disporá de dois restaurantes, dois bares, sete salas de convenções, um auditório, capela, biblioteca, sala de jogos, Spa Satsanga com piscina interior aquecida, Clube Infantil NEP com parque aquático, entre outros atractivos.

Recorde-se que dos 41 hotéis da rede hoteleira nacional, oito estão em prédios históricos que foram recuperados: Vila Galé Collection Braga, Vila Galé Collection Palácio dos Arcos, Vila Galé Collection Elvas, Vila Galé Collection Alter Real, Vila Galé Albacora, Vila Galé Rio de Janeiro, Vila Galé Collection S. Miguel, Vila Galé Collection Tomar.

Esse número deve chegar a 10 hotéis com o Vila Galé Collection Sunset Cumbuco, que possui previsão de inauguração no final de 2024, e o Vila Galé Collection Ouro Preto.