Barreiro vai ter um hotel de sete pisos
“A cidade do Barreiro está prestes a receber um novo hotel na Quinta das Canas, um projecto que será lançado como concurso público no primeiro trimestre do próximo ano” - a notícia foi veiculada por Rui Braga vice-presidente do município da margem sul da Área Metropolitana de Lisboa nas redes sociais a escassos dias do final de 2024.
O anúncio, divulgado de forma inusitada pelo autarca do executivo camarário, refere que a unidade hoteleira, além de responder à crescente necessidade de alojamento na região, promete “impulsionar a economia local através da criação de empregos e atracção de turistas”. Com uma localização privilegiada perto de Lisboa, oferece uma “opção acessível e conveniente para quem deseja explorar a capital e arredores”.
Ainda sem data de abertura e imagens tridimensionais para que o possamos visualizar, o autarca socialista refere contudo que “o empreendimento vai nascer numa área com 4.300 metros quadrados”; e que o hotel terá sete pisos acima do solo e um abaixo e contará com cerca de 140 quartos”. Deverá contar também com panorama visual digno de registo, dado a sua proximidade ao rio Tejo e a sua localização face a Lisboa e às suas margens.
Recorde-se que foi a 8 de Setembro de 2022 que a Câmara Municipal do Barreiro aprovou a proposta de loteamento de iniciativa municipal para os terrenos da Quinta das Canas “que foram abandonados ao domínio Público fruto da construção do novo LIDL de Santo André e do McDonald’s”.
A aprovação das propostas para a área da Quinta da Canas anunciavam a instalação de novos equipamentos e espaços de serviços para aquele território, destacando-se a aprovação do contrato de direito de superfície a celebrar com a CUF Saúde, para a instalação de uma unidade de Saúde na cidade, e o aumento da oferta de habitação acessível no concelho.
Desde então vários projectos arrancaram no território, o mais importante e que deverá ser inaugurado neste ano de 2025 é a Clínica CUF Barreiro, cuja construção arrancou em Junho de 2024, num investimento de 10 milhões de euros e que deverá gerar 60 postos de trabalho. Já recentemente, a 04 de Outubro a câmara de executivo PS anunciou para a Quinta das Canas a construção de um projecto de habitação acessível com 202 habitações.