Lisboa: MURO trouxe Arte Urbana ao Parque das Nações
A 4.ª edição do MURO Festival de Arte Urbana LX_2021, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, em coprodução com a Junta de Freguesia do Parque das Nações e a GEBALIS, decorreu entre 3 e 11 de julho e trouxe 36 artistas nacionais e internacionais que, em nome individual ou colectivo, realizaram 25 intervenções de arte urbana no Parque das Nações.
O festival apresentou três núcleos de programação em três zonas do Parque das Nações e um ponto de encontro: a Gare do Oriente.
O núcleo da Multiculturalidade, no Bairro Casal dos Machados, interligou os conceitos de comunidade, nações, culturas e igualdade através de intervenções em empenas dos edifícios e muros.
O núcleo da Sustentabilidade, na Av. de Pádua, vem dar relevo ao constante incremento de qualidade do ambiente e da vida em Lisboa. O núcleo da Cultura Urbana, no Parque Tejo, vem realçar a força tão peculiar que o MURO LX_21 exerce como factor de reunião.
Segundo os organizadores, “Uma vez mais o Festival MURO deixa a sua marca tornando ainda mais atractivo o território” onde intervem, motivando também os residentes a ganhar amor-próprio pelo seu bairro e pela preservação dos bens públicos.
O poder criativo dos artistas urbanos expressou-se no Muro LX_2021 através da reunião de distintas técnicas, como desenho, pintura, ilustração, graffiti, 3D, design, tipografia e escultura cruzando-as com o território e a identidade do lugar onde se inscrevem, seja em empenas, atravessamentos pedonais e rodoviários, lojas, pilares, muros ou espaços abandonados.
Uma razão mais para visitar o Parque das Nações.