Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Arquitectura
António Leitão Barbosa projecta expansão da Lionesa

 

António Leitão Barbosa projecta expansão da Lionesa

 

António Leitão Barbosa projecta expansão da Lionesa

 

António Leitão Barbosa projecta expansão da Lionesa

 

António Leitão Barbosa projecta expansão da Lionesa

20 de junho de 2017

Num investimento de mais de 100 milhões de euros, o arquitecto António Leitão Barbosa assina o projecto da expansão da Lionesa, naquele que será um dos maiores centros empresariais do país. 

O projecto tem como objectivo aumentar a atual área bruta locável (ABL) para mais de 100 mil m2até 2025, capaz de acolher uma comunidade de mais de 10.000 pessoas. A expansão arranca já em 2017, com o sector do desporto e lazer a inaugurar uma zona desportiva que incluirá oito campos de padel, um campo de ténis e dois campos de futebol. Esta área incluirá ainda um corredor verde, projecto municipal, que fará a ligação entre a Lionesa e a zona costeira em Leça da Palmeira, fazendo assim a conexão dos Caminhos de Santiago. 

Em comunicado, a Lionesa adianta que nos próximos anos iniciam-se as obras que definem os novos edifícios do centro empresarial, na Lionesa originária e no espaço contíguo à mesma. Estes novos edifícios, da autoria de diferentes arquitectos, aportam uma nova identidade para o centro empresarial, sempre em harmonia com a envolvente. No que respeita à funcionalidade, nos novos edifícios estão incluídos um hotel, residências empresariais/universitárias e uma área dedicada ao empreendedorismo, bem como novas áreas de restauração, serviços e comércio que irão dinamizar o dia-a-dia da Lionesa.

Na reta final do projeto, avança-se para a construção de um novo parqueamento – silo-auto – que restringirá quase totalmente a circulação automóvel, fomentando, assim, o circuito pedonal. Está previsto ainda um novo sistema emblemático – um vai-e-vem suspenso por carril - como método de transporte individual, que fará as ligações entre as duas extremidades, reduzindo a distância, para todos os trabalhadores.

Por fim, o projecto de expansão da Lionesa inclui a construção de uma torre, capaz de representar todo o potencial de inovação e criatividade da Lionesa, capacitando-a para albergar um novo e alternativo programa. Um edifício icónico, de 25 pisos, pretende romper com a horizontalidade que caracteriza o território envolvente e materializa o desejo de crescimento da Lionesa. 

O centro empresarial da Lionesa nasceu em 2002 para dar vida a um espaço que foi outrora uma propriedade de indústria têxtil. Hoje tem uma taxa de ocupação de 98% e acolhe um movimento diário de 4.000 pessoas das mais de 110 empresas sedeadas, entre as quais a Farfetch, RH Mais (Contact Center da Vodafone), Hilti, Connor Internacional, 7 Graus, Kicks, Li & Fung, entre outras.

Pode saber mais em: http://www.diarioimobiliario.pt/Actualidade/100-M-na-expansao-do-Centro-Empresarial-Lionesa