Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Arquitectura
Rui Rosa vence Prémio Municipal Arquitectura de Odivelas

 

Rui Rosa vence Prémio Municipal Arquitectura de Odivelas

 

Rui Rosa vence Prémio Municipal Arquitectura de Odivelas

 

Rui Rosa vence Prémio Municipal Arquitectura de Odivelas

20 de junho de 2017

O projecto da Autozitânia, realizado pelo arquitecto Rui Rosa do gabinete RRCRS Arquitectos, foi o grande vencedor da 5ª edição do Prémio Municipal Arquitectura de Odivelas.

O grande desafio para o arquitecto Rui Rosa, em termos de projecto deste edifício era a transição de uma zona consolidada de habitação, para uma zona nova com actividades económicas e com um edifício deste volume. De referir que a Autozitânia  é uma das maiores empresas de venda de peças e acessórios para automóveis do país, que já estava instalada no concelho de Odivelas há muito mas tinha as instalações dispersas e muito pouco funcionais.

Segundo o arquitecto, a empresa decidiu por isso criar um novo edifício que albergasse a sede e o armazém principal e que fosse um edifício icónico da empresa. "A área de serviços é aproximadamente de 1000m2 e o total da área de construção é de 6000m2, o sistema de armazenagem é totalmente informatizado o que  permite uma grande eficiência no arrumo (com uma redução de área substancial em relação aos processos habituais de armazenagem) e uma maior eficácia na distribuição", explica o arquitecto.

Em termos de projecto arquitectónico, Rui Rosa explica que o impacto do edifício na envolvente foi reduzido aproveitando o declive do terreno que escondeu parte do edifício e com a colocação da área de serviços no topo que teria mais impacto, o que permitiu a utilização  de uma linguagem mais urbana e contemporânea dando-lhe um carácter urbano, "por outro lado o recuo do edifício em relação à avenida das Acácias permitiu a criação de um espaço verde com uma área significativa que dentro de alguns anos terá um volume expressivo e que marcará a frente de rua do edifício funcionando como uma barreira de protecção e atenuando o impacto visual".

O Prémio Municipal de Arquitectura de Odivelas tem o apoio institucional da Ordem dos Arquitectos/ Secção regional Sul, o patrocínio Premium  da SIMAR – Serviços Intermunicipalizados de Águas e Residuos, da Strada Shopping & Fashion Outlet e o patrocínio da REN – Redes Energéticas Nacionais SGPS SA e da CIMPOR – Cimentos de Portugal SGPS SA.

A menção honrosa foi para o projecto do arquitecto Miguel Marcelino, com a reabilitação de um apartamento T2 em Odivelas e no qual o Diário Imobiliário já escreveu: http://www.diarioimobiliario.pt/Espacos-de-Autor/Reabilitacao-nao-acontece-so-em-edificios-historicos