


Rui Rosa vence Prémio Municipal Arquitectura de Odivelas
O projecto da Autozitânia, realizado pelo arquitecto Rui Rosa do gabinete RRCRS Arquitectos, foi o grande vencedor da 5ª edição do Prémio Municipal Arquitectura de Odivelas.
O grande desafio para o arquitecto Rui Rosa, em termos de projecto deste edifício era a transição de uma zona consolidada de habitação, para uma zona nova com actividades económicas e com um edifício deste volume. De referir que a Autozitânia é uma das maiores empresas de venda de peças e acessórios para automóveis do país, que já estava instalada no concelho de Odivelas há muito mas tinha as instalações dispersas e muito pouco funcionais.
Segundo o arquitecto, a empresa decidiu por isso criar um novo edifício que albergasse a sede e o armazém principal e que fosse um edifício icónico da empresa. "A área de serviços é aproximadamente de 1000m2 e o total da área de construção é de 6000m2, o sistema de armazenagem é totalmente informatizado o que permite uma grande eficiência no arrumo (com uma redução de área substancial em relação aos processos habituais de armazenagem) e uma maior eficácia na distribuição", explica o arquitecto.
Em termos de projecto arquitectónico, Rui Rosa explica que o impacto do edifício na envolvente foi reduzido aproveitando o declive do terreno que escondeu parte do edifício e com a colocação da área de serviços no topo que teria mais impacto, o que permitiu a utilização de uma linguagem mais urbana e contemporânea dando-lhe um carácter urbano, "por outro lado o recuo do edifício em relação à avenida das Acácias permitiu a criação de um espaço verde com uma área significativa que dentro de alguns anos terá um volume expressivo e que marcará a frente de rua do edifício funcionando como uma barreira de protecção e atenuando o impacto visual".
O Prémio Municipal de Arquitectura de Odivelas tem o apoio institucional da Ordem dos Arquitectos/ Secção regional Sul, o patrocínio Premium da SIMAR – Serviços Intermunicipalizados de Águas e Residuos, da Strada Shopping & Fashion Outlet e o patrocínio da REN – Redes Energéticas Nacionais SGPS SA e da CIMPOR – Cimentos de Portugal SGPS SA.
A menção honrosa foi para o projecto do arquitecto Miguel Marcelino, com a reabilitação de um apartamento T2 em Odivelas e no qual o Diário Imobiliário já escreveu: http://www.diarioimobiliario.pt/Espacos-de-Autor/Reabilitacao-nao-acontece-so-em-edificios-historicos