“American Architecture Prize 2016” para projectos portugueses
Três projectos portugueses de arquitectura estão entre os premiados no “American Architecture Prize 2016”. A cerimónia de entrega dos prémio terá lugar no dia 25 de Outubro no Cooper Hewitt Smithsonian Design Museum, em Nova Iorque.
Para além do arquitecto Tiago do Vale ter sido galardoado pelo “American Architecture Prize” na edição de 2016 com o prémio "Bronze Winner" na categoria de Património Arquitetónico, com o projecto o Chalé das Três Esquinas, como o Diário Imobiliário ontem noticiou, também outros dois ateliers portugueses viram os seus projectos ser distinguidos naquela tão prestigiada competição.
São eles, o atelier FCC - Arquitectura, de Fernando Coelho, que, com o seu já famoso Cellar Bar, no Açores, conquistou a medalha de Ouro na secção Architectural Design / Hospitality Architecture, e a medalha de Prata na secção Interior Design / Hospitality. E o Parque Linear Ribeirinho, um projecto da autoria do atelier Topiaris, localizado na Póvoa de Santa Iria, encomendado pela autarquia de Vila Franca de Xira, que ganhou o “Bronze” na categoria de paisagismo público, quando ainda muito recentemente, e como o DI também noticiou, havia ganho o prémio internacional “WAN Landscape Award 2016”.
O júri desta edição incluiu nomes ilustres como Alejando Zara-Polo (reitor da Escola de Arquitetura da Universidade de Princeton), Sadie Morgan (arquiteta britânica e conselheira do governo do Reino Unido), Sam Jacob (FAT Architecture), Will Alsop (arquitecto britânico), Natasha Jen (Pentagram Architecture), Troy Conrad Therrien (curador da Fundação Guggenheim), Ben Van Berkel (UNStudio Architecture) e Elsa Lam (editora-chefe da revista canadiana Canadian Architect).