Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Empresa da Cal

Empresa da Cal

Antiga Empresa da Cal transformada num parque público natural de 12 hectares na Campeã

30 de junho de 2023

O empresário Fernando Pereira, engenheiro florestal, proprietário por herança em 2020 está a transformar a antiga Empresa da Cal, dos anos 30 e actualmente em ruínas, num parque público natural de 12 hectares na Campeã (Vila Real), mais objetivamente num ecossistema criativo.

"As minhas árvores" é o nome da exposição que inaugura este Domingo, onde o empresário pretende alertar a comunidade para a importância da prevenção dos incêndios, tendo para isso reflorestado todo o parque da Empresa da Cal, com novas espécies e mantido outras, mostrando, na sua perspectiva, como deve ser preservada a floresta.


Empresa da Cal

Nasce assim um ecossistema criativo, em torno de um projecto pessoal, assente em quatro pilares: o Amor, a Natureza, a Arte e a Poesia.

O Amor, porque várias zonas do parque são dedicadas à família, com destaque para a sua filha Gabriela, onde a Zet Gallery teve a oportunidade de sugerir uma obra da autoria dos Openfield – Creativelab, para ocupar o jardim Gabriela, obra essa interativa e industrial e que tira proveito da luz como elemento ascensional e de proximidade aos céus.


Empresa da Cal

A Natureza, pela questão da sustentabilidade, pelas mudanças territoriais ao longo do tempo em que Fernando Pereira pretende exaltar a reinvenção da memória e a importância do Homem se manter ligado à Natureza. Daí a marcante paisagem das Serras do Alvão e do Marão, suportada por vários jardins e piscinas de água natural.

A Arte, onde no local são possíveis contemplar mais de duas dezenas de obras de autoria de artistas locais, alguns deles deslocalizados na profunda região transmontana.


Empresa da Cal

A Poesia, pois o empresário também é autor e os seus poemas, escritos na pedra de xisto da região, negro matricial que só sente quem é da região, são excertos de uma autobiografia original, que liga todos os pontos de interesse dos hectares onde o público é convidado a respirar fundo e a ouvir o silêncio.